Esta cervejaria está de portas abertas a quem quer cozinhar

Todos os sábados ao almoço, na Cervejaria Centra, em Santa Maria da Feira, o chef é um amigo da casa que confeciona uma entrada, um prato e uma sobremesa, e ainda trata da seleção musical. Parte da receita vai para uma instituição de solidariedade.

A cozinha não terá acesso restrito aos sábados de manhã e quem vai andar à volta dos tachos e do fogão não é um especialista em gastronomia, é alguém que tem amor à arte e que vê na comida momentos de partilha, mais do que uma fusão de alimentos. «Hoje o ‘chef’ sou eu» é a proposta da Cervejaria Central que abre a cozinha a amigos para que tragam mais amigos para um almoço animado e convívio à volta da mesa.

«Queremos abrir a cozinha aos amigos que podem ter uma experiência profissional num restaurante e reunir os seus amigos», explica Miguel Teixeira, designer gráfico, que juntamente com o sócio Nélson Costa, engenheiro civil, se lançam em mais uma aventura na cervejaria que comandam, que é embaixadora da Bohemia, e que abriu há pouco mais de quatro meses no Rossio de Santa Maria da Feira.

O chef pode trazer entre 20 a 25 amigos que pagam 16 euros pelo prato, sem bebidas, e os clientes da casa também podem usufruir da ementa desse almoço especial. Uma percentagem de cada prato será doada a uma instituição de solidariedade escolhida pelo chef. A playlist desse almoço também é da sua inteira responsabilidade.

A estreia acontece já neste sábado, dia 6, e Luís Marques, antigo comandante dos Bombeiros da Feira, é o convidado. A ementa está feita. Como entrada, mexilhões ‘bohémios’, pezinhos de coentrada como prato principal e mousse de lima à sobremesa. «Os pratos podem ser de autor, queremos trazer gente diversa, e o objetivo é conviver, almoçar, aproveitar a tarde, trazer os miúdos, dar a conhecer a nossa casa», refere Miguel Teixeira.

A “chef” que se segue é Clara Pinto, que conhece os cantos à casa, e que irá cozinhar miminhos de frango com molho de mostarda e mel rosmaninho como entrada, seguindo-se folhado de bacalhau à brás e legumes com creme de pimentos vermelhos e azeite negro no prato principal, e um quente e frio com redução de ginginha Mariquinhas para sobremesa.

A cervejaria tem um ambiente descontraído, com decoração é retro e a música faz parte do ambiente. Aos sábados, há sopa de peixe e durante a semana trabalha-se com prato do dia. Não faltam também francesinhas à moda do Porto, pica-pau de porco preto, pregos no pão, bifes no prato. Croquetes de alheira, mini hambúrgueres de bacalhau, e tiramisu de lima alcoólico completam a lista de propostas. Para comer à mão ou com faca e garfo na cervejaria que gosta de ter os amigos e os amigos dos amigos por perto.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

Leia também:

Feira: Onde provar pratos de fusão com fogaça
Passear entre árvores senhoriais em Santa Maria da Feira
Uma praça que é um bar de cocktails em Santa Maria da Feira




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend