A porta azul-celeste casa com a cor azul-cerúleo da fachada do número 86 da Rua da Boavista e convida a entrar. Na sala, o nome do wine bar e restaurante brilha num néon, em linha com os painéis em burel amarelo-mostarda e com o teto em cerúleo, ambos instalados pela fábrica Burel Factory, das Penhas Douradas. Mudou tudo desde que o Cavalariça Lisboa saiu deste espaço, que ocupou durante dois anos, depois de ter nascido na Comporta, e se ter expandido para Évora. A ideia foi tornar o espaço mais descontraído e dado ao convívio à mesa.
Os clientes menos atentos poderão não fazer a associação de forma óbvia, mas não é por acaso que o nome do restaurante wine bar tem o prefixo “CAV” – trata-se do aproveitamento do antigo nome do Cavalariça Lisboa. Com a entrada do grupo hoteleiro Harvest Cotton Tale no coletivo Cavalariça, o chef Bruno Contreras entrou em cena, para se ocupar em permanência do menu do CAV86, e Bruno Caseiro pôde concentrar-se exclusivamente nos restaurantes em Évora e na Comporta. A ideia é que eles se juntem, em jantares em Lisboa, uma vez por mês.
A intervalos regulares, e de acordo com a sazonalidade, o chef francês Bruno Contreras cria novos pratos que, no dia a dia, são executados pela equipa de cozinha liderada pela brasileira Vanessa Nemen. Entre as novidades que passaram a estar disponíveis ao jantar, de segunda a domingo, e a pensar sobretudo na partilha de pequenos pratos, encontram-se, para começar, o pão de massa-mãe com manteiga de alho assado, as azeitonas marinadas e o presunto guijuelo com pão com tomate e pêssego. Uma trilogia capaz de compor bem um couvert.
Tempura de anchovas com ponzu de melancia; choco grelhado com curgete e tomate cherry marinados; gravlax de sardinha com sable de parmesão, figo e anis; crudo de lírio numa versão tipo ceviche peruano com cereja, framboesa e lima kaffir; picanha grelhada com molho crudo, farofa de maracujá e picles de mostarda e vegetais grelhados com creme de miso branco são algumas das opções do menu. Outra das novidades de verão é o CAV86 Experience, um menu disponível para duas pessoas (mínimo; 55 euros/pessoa sem bebidas) e decidido pelo chef.
Durante a semana, de terça a quinta, entre as 12h30 e as 14h30, é servido um menu de almoço com entrada (uma de três à escolha), prato principal (um de três) e uma sobremesa, por 23 euros/pessoa. Nas opções doces do menu fixo do chef Bruno Contreras há tarte de chocolate com noz pecan e gelado de caramelo salgado (vegan); pavlova com curd e fruta da estação; e entremet de morango e coco com frutos secos e minestrone de flores (vegan). No copo, a aposta faz-se nos vinhos naturais (nacionais e não só) e em quatro cocktails de autor.
Longitude : -8.2245