CAV86: wine bar do Cais do Sodré renova menu em dias de calor

O carpaccio de picanha "pastrami" com molho de gribeche é um dos pratos do menu do CAV86. (Fotografia de Gonçalo Santos/DR)
“Comida, amigos e vinho”. É esta a assinatura do restaurante wine bar CAV86, aberto na fervilhante Rua da Boavista, em Lisboa, há pouco mais de um ano. Além da música ambiente e da arte nas paredes, há novos pratos para provar, saídos das mãos do chef francês Bruno Contreras.

A porta azul-celeste casa com a cor azul-cerúleo da fachada do número 86 da Rua da Boavista e convida a entrar. Na sala, o nome do wine bar e restaurante brilha num néon, em linha com os painéis em burel amarelo-mostarda e com o teto em cerúleo, ambos instalados pela fábrica Burel Factory, das Penhas Douradas. Mudou tudo desde que o Cavalariça Lisboa saiu deste espaço, que ocupou durante dois anos, depois de ter nascido na Comporta, e se ter expandido para Évora. A ideia foi tornar o espaço mais descontraído e dado ao convívio à mesa.

Os clientes menos atentos poderão não fazer a associação de forma óbvia, mas não é por acaso que o nome do restaurante wine bar tem o prefixo “CAV” – trata-se do aproveitamento do antigo nome do Cavalariça Lisboa. Com a entrada do grupo hoteleiro Harvest Cotton Tale no coletivo Cavalariça, o chef Bruno Contreras entrou em cena, para se ocupar em permanência do menu do CAV86, e Bruno Caseiro pôde concentrar-se exclusivamente nos restaurantes em Évora e na Comporta. A ideia é que eles se juntem, em jantares em Lisboa, uma vez por mês.

(Fotografia de Gonçalo Santos/DR)

O prato de peixe do dia com alcaçuz e pimentão de a vera “pil pil”. (Fotografia de Gonçalo Santos/DR)

A intervalos regulares, e de acordo com a sazonalidade, o chef francês Bruno Contreras cria novos pratos que, no dia a dia, são executados pela equipa de cozinha liderada pela brasileira Vanessa Nemen. Entre as novidades que passaram a estar disponíveis ao jantar, de segunda a domingo, e a pensar sobretudo na partilha de pequenos pratos, encontram-se, para começar, o pão de massa-mãe com manteiga de alho assado, as azeitonas marinadas e o presunto guijuelo com pão com tomate e pêssego. Uma trilogia capaz de compor bem um couvert.

Tempura de anchovas com ponzu de melancia; choco grelhado com curgete e tomate cherry marinados; gravlax de sardinha com sable de parmesão, figo e anis; crudo de lírio numa versão tipo ceviche peruano com cereja, framboesa e lima kaffir; picanha grelhada com molho crudo, farofa de maracujá e picles de mostarda e vegetais grelhados com creme de miso branco são algumas das opções do menu. Outra das novidades de verão é o CAV86 Experience, um menu disponível para duas pessoas (mínimo; 55 euros/pessoa sem bebidas) e decidido pelo chef.

Pavlova com curd e fruta da estação. (Fotografia de Gonçalo Santos/DR)

A equipa do restaurante. (Fotografia de Gonçalo Santos/DR)

Durante a semana, de terça a quinta, entre as 12h30 e as 14h30, é servido um menu de almoço com entrada (uma de três à escolha), prato principal (um de três) e uma sobremesa, por 23 euros/pessoa. Nas opções doces do menu fixo do chef Bruno Contreras há tarte de chocolate com noz pecan e gelado de caramelo salgado (vegan); pavlova com curd e fruta da estação; e entremet de morango e coco com frutos secos e minestrone de flores (vegan). No copo, a aposta faz-se nos vinhos naturais (nacionais e não só) e em quatro cocktails de autor.

 

Partilhar
Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua da Boavista, 86 (Cais do Sodré), Lisboa
Telefone
213460629
Horário
Todos os dias, das 19h às 22h30. De terça a quinta, também das 12h às 14h30.
Custo
(€€) Preço médio: 35 euros.

Website

GPS
Latitude : 39.3999
Longitude : -8.2245



Ler mais







Send this to friend