Cascais: Uma carta para provar com olhos de ver, no Ipsylon

Cascais, 11/03/2016 - Gastronomia francesa. Chefs do restaurante Oitavos, Cyril Devilliers (cozinha). ( Leonardo Negrão / Global Imagens )
Enquanto é verão, o lado gastronómico do restaurante Ipsylon, no hotel The Oitavos, dá a provar o melhor da estação, com a assinatura do chef Cyril Devilliers. E sempre com vistas de encher a barriga.

A mesa está ao nível dos pergaminhos da alta cozinha francesa e há uma nova carta em vigor como foco de interesse acrescido. No entanto, restaurantes como o Ipsylon quase dispensam estes motivos «de força maior». Basta entrar e pousar os olhos na ampla vista que entra pelas paredes de vidro dentro.

É exagero, claro. Sem boa comida não há vista que nos valha, mas tomar mesa no restaurante principal do hotel The Oitavos é um regalo difícil de questionar, com as dunas do Parque Natural de Sintra-Cascais a preencher o cenário. Em jantares de verão, então, convém começar cedo, para deixar que o pôr-do-sol faça o seu espetáculo.

Mas importa não desviar a atenção. Afinal, lá estão os tais pergaminhos, e a nova carta a merecer atenção. Até ao final da temporada, o espaço de restauração do The Oitavos – um open space que segue as linhas depuradas e as transparências que marcam o estilo do hotel – funciona também em modo Gastro.

Isto é, além do balcão de sushi e da carta do Bistro, que lá estão o ano todo, até ao início do outono vigora a carta mais criativa do chef Cyril Devilliers, que junta a cozinha francesa ao produto local, nomeadamente os vegetais da Quinta do Poial e o peixe e o marisco do Atlântico (mas a carne não fica de fora da equação). Uma carta marcada «pela frescura e pelas cores vivas», apresenta o sous-chef Vítor Almeida.

Entre os pratos, vistosos, estão linguado com batatas primor e aveludado de alho-francês, raia em manteiga de lavagante e couve-flor, carré de leitão com nabo, couve-rábano e laranja, e um muito primaveril bacalhau fresco com ervilha e emulsão de agrião e alho selvagem. Ou, no capítulo das entradas, uma mousseline de cherovia, escalope de foie gras e consommé de pato refrescado com limão, a lembrar a origem do chef.

Caso se pretenda subir a fasquia, Devilliers põe ao dispor a modalidade Mesa do Chef, colocada no centro da cozinha, lugares de camarote voltados para o centro da ação. De costas para a paisagem, mas com os olhos naquilo que mais importa.

 

IPSYLON GASTRO
The Oitavos Hotel Cascais, Rua de Oitavos, Quinta da Marinha.
Tel.: 214860020
Web: theoitavos.com/pt-pt/restaurante-ipsylon
Das 19h00 às 23h00. Não encerra.
Preço médio: 60 euros

 

Leia também:

Cascais: o regresso ao analógico no Forte de S. Jorge de Oitavos
Marginal de Cascais: 6 sítios essenciais junto às praias
Passear pela linha de Cascais à boleia do passe único

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend