Comida tradicional ganha espaço renovado no Porto

O restaurante Carlos Alberto, no Porto, voltou a abrir portas, na praça de mesmo nome, com decoração moderna e a comida tradicional de sempre.

Foi a «paixão pela comida» e o bichinho do negócio que levou Patrícia Vasconcelos e o irmão Anselmo a recuperar o antigo restaurante Carlos Alberto, que o pai ali tinha gerido durante duas décadas, mas que fechou portas já lá vão 10F anos. As portas do número 87 da praça homónima voltaram a abrir-se em novembro. Lá dentro, comida portuguesa, com a tradição de sempre no prato e uma lufada de modernidade na decoração.

Ao comando da cozinha está Pedro Morais, que prepara as estrelas da carta – a saber: pataniscas, bacalhau com broa e salpicão servido numa cama de grelos e com batata a murro, polvo à lagareiro, posta de vitela e a francesinha da casa. Quem também gostava de passar mais tempo entre tachos e panelas é Patrícia. Quando era pequena ajudava o pai no restaurante e no café que este também geria ali perto, e, apesar de licenciada em marketing e comunicação, a paixão é outra. «Se pudesse, estava sempre na cozinha», confessa.

Na verdade é Patrícia quem faz as sobremesas, como o popular cheesecake de maçã assada, o leite-creme, a tarte de amêndoa e uma tarte de limão e merengue que é impossível não comer até à última migalha. É uma casa portuguesa, e isso nota-se ao entrar no espaço, acolhedor e familiar, de um predominante tom azul. Não há nada que não faça lembrar Portugal, a começar na parede forrada a azulejo branco e na calçada portuguesa que cobre o chão, até aos candeeiros de vime que pendem do teto.

Ao fundo, no bar onde se serve gin, sangria, vinho do porto e licores, a frente do balcão prima pelo mosaico em azulejo azul e branco. De um dos lados da sala, um longo banco em madeira é o assento comum das várias mesas de mármore. A composição harmoniosa que se deixa ver da rua pelas grandes portas envidraçadas convida a entrar. A comida, essa não dá senão vontade de ficar, sem hora de saída.

 

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Praça Carlos Alberto, 89 (Baixa)
Telefone
222016618
Horário
Das 12h00 às 15h00 e das 19h00 às 22h00. Encerra ao domingo.
Custo
(€) Preço médio: 15 euros


GPS
Latitude : 41.1484385
Longitude : -8.61554030000002

 

Leia também:

9 sobremesas que valem a pena provar no Porto
Nesta tradicional taberna do Porto, o bacalhau é rei
8 tascas modernas no Porto onde se petisca à moda antiga