Em dias ventosos torna-se difícil manter a operação no bar exterior do terraço do hotel Memmo Príncipe Real, mas sempre que o tempo o permite, o chef executivo Jorge Fernandes e a sua equipa montam a vitrine ao ar livre. É nas mesas em frente ao bar redondo, e com vista desafogada para o centro histórico de Lisboa, que os clientes provam as combinações do chef, numa dinâmica que irá manter-se, “pelo menos, até ao final do mês de setembro”.
“Quisemos dinamizar as tardes no terraço de uma forma diferente, mas desta vez não quis fazer uma coisa dentro da cozinha, por isso investimos numa vitrine para estar tudo em exposição”, explica o chef executivo do grupo Memmo Hotels, Jorge Fernandes, à Evasões. Atum, salmão e lavagante são alguns dos produtos ali expostos e que são manuseados à frente dos clientes na elaboração dos tacos, a par da preparação das ostras da ria de Aveiro.
O menu propõe cinco tacos com recheios diferentes: salmão com sésamo; camarão com maracujá; atum braseado com kimchi e cebolinho; tártaro de novilho com alcaparras, gema a baixa temperatura e maionese cítrica, e raíz de rábano; e lavagante com molho cítrico, a valores unitários a partir de sete euros. As ostras vêm com limão e vinagrete de chalotas e vendem-se a 3,50 euros a unidade. Os clientes podem optar ainda por um combinado de ostras e tacos.
Jorge Fernandes confessa que, nesta primeira versão do bar de tacos e ostras, a equipa de cozinha – na qual conta com João Cunha como souschef – optou por combinações de sabores mais consensuais para a maioria do público. No futuro, poderá haver espaço para propostas mais arrojadas. O taco de atum braseado com kimchi e cebolinho é o que mais tem tido pedidos e as tortillas têm a particularidade de a massa ser cortada e frita no restaurante.
Longitude : -9.146148183467062