Chiado: Livraria mais antiga do mundo já serve refeições

A celebrar 285 anos de história, a livraria Bertrand abriu o novo Café Bertrand, onde os livros convidam a refeições mais demoradas, numa autêntica viagem pelos sabores de Portugal.

Saborear os livros é sempre uma boa metáfora para descrever um momento de leitura e se às páginas se juntar comida, inspirada em livros de gastronomia, vinhos e poesia, a experiência fica ainda melhor. É assim desde maio no novo Café Bertrand da loja do Chiado, no coração de Lisboa, aberto no ano em que a livraria, fundada pelo francês Pedro Faure em 1732, comemora 285 anos.

A livraria mais antiga do mundo recebe os clientes com um retrato de Fernando Pessoa da autoria da artista Tamara Alves, na parede, e nos sofás convida a conjugar os verbos «ler» e «provar» de forma mais pausada. A oferta de cafetaria divide-se em pão, torricados, brusquetas, sanduíches, petiscos, saladas e num menu «nem carne nem peixe», o mesmo é dizer, por exemplo, creme de ervilhas, abóbora ou curgete e uma seleção de petiscos vegetarianos, disponíveis das 12h30 às 20h00.

Os próprios sabores constituem uma viagem por Portugal, «de Trás-os-Montes ao Algarve, desde o queijo e requeijão da Serra da Estrela, o famoso chèvre da Maçussa, presunto e copita de porco preto alentejano ou conservas de peixe de Matosinhos», explica a Bertrand em comunicado. No novo café há ainda uma carta de vinhos com mais de 60 referências, todas nacionais, e onde o ato de beber se alia ao conhecimento sobre cada região de origem e notas de prova dos vinhos. Quem for cliente Bertrand usufrui de 10% de desconto em toda a carta do café.

O espaço tem porta aberta através da livraria ou pela Rua Anchieta, no Chiado, e deverá receber também eventos como lançamentos de livros, workshops e tertúlias. A livraria Bertrand abriu a primeira loja na Rua Direita do Loreto, mudando depois para os números 73-75 da Rua Garrett por força do terramoto de 1755. É lá que agora se encontra o novo espaço de Lisboa para «provar os livros».

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

Leia também:

Há novos sabores de verão e fora do comum no Santini
Café Rivoli: o novo café com pavlovas e petiscos no Teatro
JNcQUOI, comer, ler, beber e comprar na Avenida da Liberdade




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend