C.O.W: um restaurante para quem gosta (muito) de carne

Abriu as portas no início de setembro, no Largo de Santos, em Lisboa, com uma carta onde as carnes assumem lugar de destaque. Ou deixasse o nome alguma margem para dúvidas...

Quando se procura um bom restaurante em Lisboa, o Largo de Santos não será, porventura, a primeira opção que vem à cabeça. É conhecido por ser zona de vida noturna de uma faixa etária que oscila entre o liceu e a universidade, mas o bairro está em processo de revitalização, do qual se esperam novidades no correr do próximo ano. O largo será fechado ao trânsito e a abertura de vários hotéis promete atrair uma clientela renovada.

A pensar no futuro que se avizinha promissor, Tiago Leitão decidiu abrir o seu primeiro restaurante. Frequentador da noite desde a adolescência, Tiago é já proprietário de alguns dos bares das redondezas (a saber: Studio44, Tasco Charlie e Number 5), e há algum tempo que sente falta de um sítio «onde fosse possível comer carne de qualidade a um preço justo».

O C.O.W abriu em setembro e aposta forte num menu dedicado às carnes maturadas de origem portuguesa, elaborado pelo chef Rolando Dias (ex-Volver) no Lumiar, para abraçar este desafio. A picanha, o entrecôte e o lombo black angus constituem a tríade que lidera as preferências dos clientes. Legumes grelhados, arroz thai ou batatas em gomos acompanham os nacos servidos em tábuas de madeira, num empratamento minimalista porque «o que importa é o sabor».

O verde vivo do bolo do caco de rúcula do Hambúrguer Lusitano é uma das grandes surpresas. O sabor está lá e o queijo da serra dá o toque final.Para quem gosta de guacamole (que é também uma das opções de entrada), o Hambúrguer Mex leva uma dose considerável, juntamente com queijo emmental e jalapeños. Se o estômago aguentar, há ainda a sobremesa da semana, que vai variando e não consta da lista. «É uma surpresa guardada para o final», afirma Tiago, que tentou reduzir o número de pratos ao essencial porque, acredita, «não vale a pena ter cartas muito extensas, as pessoas perdem-se». Com apenas 50 lugares, o suficiente para não se tornar demasiado barulhento, o C.O.W pode tornar-se uma alternativa de peso aos restaurantes mais vocacionados para grupos que moram ali perto.

 

C.O.W
Largo de Santos, 9 A (Santos)
Tel.: 213970379
Web: facebook.com/cowbeefandcocktails
Das 12h00 as 00h00; sexta e sábado até às 02h00. Não encerra.
Preço médio: 20 euros