By the Wine: vinhos José Maria da Fonseca casados com petiscos em Azeitão

Há prego do lombo, tábuas de queijos e muitos mais neste restaurante em Azeitão. (Fotografia: DR)
A José Maria da Fonseca replicou a fórmula de sucesso do By The Wine do Chiado na sua casa-museu, em Azeitão, e tem à mesa 65 vinhos à garrafa e a copo e uma imperdível coleção de petiscos para provar.

Petisco atrás de petisco, vai-se percebendo as razões do sucesso do restaurante By The Wine aberto há já cinco anos no Chiado. “Queríamos trabalhar essencialmente com bons produtos”, lembra Ricardo Santos, autor da marca e, na altura, uma das pessoas que estavam na cozinha a aviar pregos do lombo para os amigos. Com o passa-a-palavra a procura foi crescendo, e aquilo que tinha começado como um wine-bar descomprometido tornou-se um restaurante a sério.

Estando associados já ao produtor azeitonense José Maria da Fonseca (JMF), pode dizer-se que se juntou o útil ao agradável. O By The Wine queria expandir-se, e a empresa de vinhos queria complementar a oferta enoturística da casa-museu com um restaurante que fechasse o circuito de visitas por onde passam 45 mil pessoas por ano. Dito e feito, a segunda flagshipstore da José Maria da Fonseca abriu ao público a 7 de maio.

O restaurante nasceu no espaço do antigo refeitório da JMF, que já leva 185 anos de história a fazer vinhos, e recebe os visitantes com uma ampla esplanada ideal para dias soalheiros. Quando o tempo não o permite, é preferível escolher mesa numa das duas salas fechadas – numa delas, vale a pena olhar para o teto em abóbada, forrado com mais de 1400 garrafas. O ambiente sofisticado eleva os padrões da restauração da vila e o facto de a cozinha estar sempre aberta é outra mais-valia, nota Paulo, gestor do restaurante em Azeitão.

Uma vez que se está em casa de um dos mais conceituados produtores da Península de Setúbal, os vinhos só podiam ser as estrelas. Há tintos, brancos, rosés, espumantes e moscatéis, feitos em Setúbal, Alentejo, Douro e Dão. No total, são 65 referências disponíveis à garrafa e a copo, o que permite experimentar várias numa só refeição e conhecer o portefólio da marca (que acabou de lançar alguns vinhos sem álcool).

Prego do lombo com mostarda e batatas. (Fotografia: DR)

Já a carta de comida oscila entre inspirações portuguesas e internacionais e os produtos – como o pão que chega de Tavira e é finalizado ali, o azeite e os queijos que compõem o couvert – são quase todos nacionais. Entre os pratos mais pedidos, e não sem razão, estão o carpaccio de novilho com rúcula, pistachios e parmesão, o ceviche de salmão com molho teriyaki e os patacones (um petisco colombiano) com ceviche de atum. Tanto o chuletón como o entrecôte, acompanhados de batatas assada e maionese caseira, são boas opções para partilhar como um prato principal. Para terminar a refeição em beleza, nada como pedir a trilogia de sobremesas que traz fatias de tarte de amêndoa e bolo de chocolate e, claro, uma torta de Azeitão.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend