Brindar ao pai entre adegas, tasquinhas, marisqueiras e restaurantes de luxo

Uma das propostas do hotel de cinco estrelas InterContinental Lisbon. (Fotografia: DR)
Para um pai que valoriza experiências enogastronómicas, pode contar com alguns programas dedicados a esta data, um pouco por todo o país. Entre restaurantes memoráveis, visitas a adegas, feiras de gastronomia, comida de autor que termina em golfe ou uma ronda pelas tascas, inspire-se para o levar numa viagem de consolo.

MENUS, VINHOS E AZEITES PARA DEGUSTAR

1 | Vinhos, jardins e um bosque (Baião)

A Quinta de Santa Teresa, da A&D Wines, situada em Baião, sub-região dos Vinhos Verdes, a um passo da região do Douro, assinala a data com quatro programas de visitas e provas. Vale a pena conhecer o bosque, os jardins e as vinhas, com uma cepa de avesso bicentenária. No fim, os visitantes recebem uma garrafa de vinho.


2 | Refeições de luxo com o Douro em fundo (Gaia)

O hotel de luxo The Yeatman, em Gaia, propõe uma experiência gastronómica para pais e filhos, rente às memórias de infância. Neste sábado, ao almoço, há quatro pratos harmonizados com vinhos – e vista para o Douro. Em agenda estão ainda jantares vínicos focados em produtores de diferentes regiões. O próximo, dedicado à Bacalhôa, é no dia 31, com menu do chef Ricardo Costa (duas estrelas Michelin).

(Fotografia: DR)


3 | Comida de chef e iniciação ao golfe (Coimbra)

Saborear os pratos do chef Vítor Dias e praticar golfe em família, ao abrigo de um novo programa, são as propostas do Hotel Quinta das Lágrimas, em Coimbra. Neste sábado, no restaurante Pedro & Inês, o menu de almoço inclui oferta do digestivo ao pai; e, ao jantar, o Arcadas apresenta o “Menu Lágrimas”, sendo que reservas familiares de quatro ou mais pessoas dão direito a uma garrafa de vinho, no fim.

A fachada do Hotel Quinta das Lágrimas.
(Fotografia: Maria João Gala/Global Imagens)


4 | Jantar, brunch e garrafa personalizada (Lisboa)

O hotel de luxo InterContinental Lisbon tem jantar e brunch dedicados aos pais, que levam para casa uma garrafa de vinho personalizada. No dia 19, o restaurante Akla serve um menu que inclui cabrito confitado; e, no dia seguinte, tem lugar o brunch “Chocolate & Nuts”. Há um pacote familiar que também engloba dormida.

(Fotografia: DR)


5 | Degustar vinhos com uma perfumista (Lisboa)

A perfumista Cláudia Camacho (também conhecida como The Fragrant Lady) conduz o evento “Perfumes e vinhos”, no próximo dia 26, na BOCAE, em Lisboa. Trata-se de uma experiência de degustação e análise de vinhos ancorada no olfato, que permite explorar os paralelismos entre aquelas bebidas e os perfumes. Inclui petiscos, e repete-se nos dias 9 e 30 de abril.


6 | Visitar uma adega de família (Alenquer)

“Discovering Chocapalha” é o programa que a Quinta de Chocapalha, no concelho de Alenquer, tem para o Dia do Pai. A atividade, acompanhada por um elemento da família Tavares da Silva, detentora da propriedade, consiste numa visita guiada à adega e à sala de barricas, terminando com uma prova de três vinhos e aperitivos.


7 | Azeite nacional à lupa e no pão (Lisboa)

A loja LOA, em Lisboa, é dedicada ao azeite produzido em Portugal, e promove um workshop sobre ele. Ricardo Faria explica como é feito, ensina a ler rótulos e a distinguir entre azeite virgem extra, virgem e refinado. Dá também a provar sete azeites, cinco deles premiados – com pão ou em copo, como nos concursos.


BOAS MESAS PARA MARISCADAS

Cartas novas, espaços renovados ou os mesmos pratos de sempre, a deixar saudades. Eis quatro mesas para quem quer cometer uma extravagância cheia de sabor.

1 | Esplanada Marisqueira “A Antiga” (Matosinhos)

Chamam-lhe “A Antiga” porque foi o primeiro restaurante dedicado ao marisco, em Matosinhos. Desde 1957 que a clientela ali aflui para saborear pratos como a salada de lagosta ou o arroz de lavagante, devidamente harmonizados com vinhos.

(Fotografia de Artur Machado / GI)


2 | Marisqueira do Porto

A salada de lavagante e a açorda de marisco são duas das especialidades da Marisqueira do Porto (antigo Gambamar). É das casas de marisco mais antigas da cidade: nasceu em 1976. Outro dos seus fortes é a francesinha.

(Fotografia de Artur Machado / GI)


3 | Cervejaria Liberdade (Lisboa)

Há novidades na carta desta marisqueira, no hotel Tivoli Avenida da Liberdade. Aos plateaus de marisco e demais clássicos juntam-se agora outros pratos de carne, de peixe e vegetarianos. Nos dias úteis, há menus de almoço desde 25 euros.

(Fotografia de Reinaldo Rodrigues/GI)


4 | Pinóquio (Lisboa)

A trilogia de camarão da costa, as amêijoas ao vapor e o pica-pau do lombo continuam a sair da cozinha do Pinóquio, que, prestes a celebrar 40 anos, voltou à morada original, nos Restauradores. O espaço foi renovado, mantendo os pratos.

(Fotografia de Diana Quintela / GI)


PERCORRER OS FESTIVAIS DE GASTRONOMIA

Durante este mês e o próximo, o calendário enche-se de festas de sabores regionais. Aproveite para reservar uns dias para levar o pai a uma imersão na gastronomia tradicional.

1 | Fins-de-semana Gastronómicos (Porto e Norte)

Até 18 de dezembro, há Fins-de-semana Gastronómicos, uma iniciativa do Turismo do Porto e Norte de Portugal que envolve quase 80 concelhos e garante ofertas e descontos nos restaurantes e alojamentos aderentes. Nesta sexta, e até domingo, brilham Boticas, Caminha, Mondim de Basto, Póvoa de Lanhoso e Tabuaço.


2 | Festival do Arroz e da Lampreia (Montemor-o-Velho)

A 20ª edição do Festival do Arroz e da Lampreia – Sabores do Campo e do Rio está de volta ao Largo da Feira, em Montemor-o-Velho, até ao próximo domingo. A doçaria conventual e tradicional também cabe no programa, que engloba música, passeios e outras atividades gratuitas.


3 | Festa do Pão de Vale de Ílhavo (Ílhavo)

A Festa do Pão de Vale de Ílhavo arranca neste sábado e dura até 27 de março, com epicentro no Jardim Henriqueta Maia, em Ílhavo. Participam 13 padeiras locais, que dos fornos a lenha retiram padas (na fotografia), broa e folar de Páscoa (bolo doce, se não tiver ovos cozidos); e duas moagens. Paralelamente, há animação diversa.

(Fotografia de Maria João Gala / GI)


4 | Festival Internacional de Chocolate de Óbidos

Os “loucos anos 20” são o tema desta edição do Festival Internacional de Chocolate de Óbidos, que soma duas décadas. Venda de produtos, esculturas de chocolate, showcookings e outras atividades integram o certame, agendado para os fins de semana de 25 a 27 de março e 1 a 3 de abril. Bilhetes desde 5 euros.

(Fotografia de Henriques da Cunha / GI)


5 | Essência do Vinho (Porto)

A 18ª edição do evento Essência do Vinho realiza-se, no Palácio da Bolsa, no Porto, de 31 de março a 3 de abril, com mais de 4000 vinhos e 400 produtores. Os visitantes têm acesso a provas, conversas e outras iniciativas. Bilhetes desde 20 euros (um dia, compra antecipada online).

(Fotografia de Amin Chaar / GI)


6 | Festival Sabores do Borrego (Castro Verde)

O Festival Sabores do Borrego regressa a Castro Verde entre 1 e 3 de abril, com 46 expositores e animação variada. Paralelamente, entre 1 e 10 de abril, decorre a Semana Gastronómica do Borrego, com os restaurantes do concelho a servir pratos assentes naquela carne.


7 | Festival Gastronómico do Bacalhau e do Azeite (Vila de Rei)

O Festival Gastronómico do Bacalhau e do Azeite está de volta a Vila de Rei, de 2 a 10 abril, e conta com adesão dos oito restaurantes do município: O Cobra, Fifty-Fifty, Toca do Coelho, Churrasqueira Central, Ribeira da Vila, Tasco d’El Rei, Restaurante Fénix e Vila Pizza.


8 | Feiras de queijo da Serra (Serra da Estrela)

As feiras de queijo Serra da Estrela retomam o formato físico, com programas que envolvem atividades ao ar livre, showcookings, música e demais animação. Neste fim de semana, tem lugar a Feira do Queijo de Celorico da Beira. Segue-se, nos dias 25 a 27, a Feira do Queijo Serra da Estrela, em Fornos de Algodres. Para 1 e 3 de abril, está projetada a ExpoSerra, em Gouveia. E, entre 23 e 25 de abril, decorre a Feira do Queijo Serra da Estrela, em Seia.

(Fotografia de Pedro Reis Martins / GI)

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend