Na sua oitava edição, em vez de divulgar o habitual ranking anual com os 100 melhores chefs do mundo, os The Best Chefs Awards distinguiram os galardoados de 2024 de uma nova forma, atribuindo 1 Faca, 2 Facas ou 3 Facas (esta última a categoria de topo). A gala decorreu esta quarta-feira no Dubai e viu premiados 13 chefs com restaurantes em Portugal, um aumento significativo face aos três que o conseguiram no ano passado.
Entre o leque de 3 Facas entregues, ficam agora José Avillez (do Belcanto, em Lisboa, que em 2023 tinha ficado na 33.ª posição, ainda com a avaliação antiga) e Hans Neuner (do Ocean, em Porches, o 71.º classificado no ranking do ano passado). Na categoria abaixo, de 2 Facas, estão cinco rostos nacionais: Henrique Sá Pessoa (Alma, Lisboa), João Oliveira (Vista, Portimão, que ocupava a 100.ª posição em 2023), Ricardo Costa (The Yeatman, Gaia), Pedro Pena Bastos (Cura, Lisboa) e Vasco Coelho Santos (Euskalduna Studio, Porto).
Com 1 Faca na edição de 2024 estão Carlos Teixeira (Esporão, Reguengos de Monsaraz), Dieter Koschina (Vila Joya, Albufeira), George McLeod (Sem, Lisboa), Marlene Vieira (Marlene, Lisboa), Rui Paula (Casa de Chá da Boa Nova, Leça da Palmeira) e Vítor Matos (Antiqvvm, Porto).
A edição de 2024 dos The Best Chef Awards, que no total distinguiram 550 chefs, de mais de 60 países, revelou apenas o top 3 em formato ranking. Rasmus Munk, chef do restaurante dinamarquês Alchemist, lidera a lista atual, seguido de Albert Adrià, do Enigma, em Barcelona, na segunda posição e com Eric Vildgaard, responsável pela cozinha do dinamarquês Jordnær, no terceiro posto. Veja a lista completa de vencedores aqui.