Carne fumada e cerveja artesanal: a nova dupla do Porto

O Beer, Beef and Beyond abriu, há pouco mais de um mês, com o propósito de se demarcar de tudo o que já existe na cidade. Na carta, traz carnes fumadas, cerveja artesanal, uma francesinha que regressa às origens. E um pastrami que é «uma festa na boca».

O chef garante: a diferença está no processo de confeção. A carne açoriana passa por uma cura em salmoura com especiarias e, após repousar de cinco a sete dias, passa 24 horas no fumeiro. O resultado é um pastrami com uma carne extremamente suculenta e saborosa que, quando chega a mesa, acompanhada com pimentos de Padrón e picles de cebola-roxa, «é uma festa na boca, pois são vários sabores e sensações quando se come», explicou Fábio Torre.

Mas há mais para provar, para além da especialidade desta carne curada originária do Leste europeu. Tábuas (queijos e enchidos), hambúrguer de carne fumada, mas também pulled chicken (peito de frango fumado desfiado com molho de tomate, pimenta e chocolate) e uma francesinha especial: «Após um longo período de pesquisa, resgatámos a receita do molho original, que tem sido uma surpresa agradável para as pessoas», salientou o chef Torre. Para casar com o prato, são dadas sugestões de harmonização com vinho ou cerveja artesanal.

A experiência de Fábio começa no Brasil, com o seu primeiro restaurante, mas a paixão pela cozinha vem de longe: a mãe, também chef, incentivou nele o gosto pelo ofício desde os 12 anos. A par da comida, Fábio traz outra paixão no currículo: a cerveja artesanal. E tem como objetivo – aliás, «próximo passo» – que os clientes possam desfrutar de uma cerveja exclusiva, feita pela casa, algo que será possível dentro de poucos meses.

A cozinha tradicional brasileira, importa salientar, ficou de fora do Beer, Beef and Beyond. No entanto, há alguns toques que Fábio não conseguiu evitar. Repare-se nas sobremesas, feitas pela sua sócia e mulher, Paula Gomes, onde há um brigadeirão, pudim de brigadeiro com calda de frutos vermelhos e vinho. «Temos uma ementa que não possui equivalência no Porto», sublinha. «Os clientes já sabem que irão comer algo completamente diferente do que comem nos outros restaurantes da cidade».

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

Leia também:

7 restaurantes com bons nacos de carne no Porto
Muu Steakhouse: carne para descontrair no Porto
Novo restaurante no Porto com carnes maturadas




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend