Carne fumada e cerveja artesanal: a nova dupla do Porto

O Beer, Beef and Beyond abriu, há pouco mais de um mês, com o propósito de se demarcar de tudo o que já existe na cidade. Na carta, traz carnes fumadas, cerveja artesanal, uma francesinha que regressa às origens. E um pastrami que é «uma festa na boca».

O chef garante: a diferença está no processo de confeção. A carne açoriana passa por uma cura em salmoura com especiarias e, após repousar de cinco a sete dias, passa 24 horas no fumeiro. O resultado é um pastrami com uma carne extremamente suculenta e saborosa que, quando chega a mesa, acompanhada com pimentos de Padrón e picles de cebola-roxa, «é uma festa na boca, pois são vários sabores e sensações quando se come», explicou Fábio Torre.

Mas há mais para provar, para além da especialidade desta carne curada originária do Leste europeu. Tábuas (queijos e enchidos), hambúrguer de carne fumada, mas também pulled chicken (peito de frango fumado desfiado com molho de tomate, pimenta e chocolate) e uma francesinha especial: «Após um longo período de pesquisa, resgatámos a receita do molho original, que tem sido uma surpresa agradável para as pessoas», salientou o chef Torre. Para casar com o prato, são dadas sugestões de harmonização com vinho ou cerveja artesanal.

A experiência de Fábio começa no Brasil, com o seu primeiro restaurante, mas a paixão pela cozinha vem de longe: a mãe, também chef, incentivou nele o gosto pelo ofício desde os 12 anos. A par da comida, Fábio traz outra paixão no currículo: a cerveja artesanal. E tem como objetivo – aliás, «próximo passo» – que os clientes possam desfrutar de uma cerveja exclusiva, feita pela casa, algo que será possível dentro de poucos meses.

A cozinha tradicional brasileira, importa salientar, ficou de fora do Beer, Beef and Beyond. No entanto, há alguns toques que Fábio não conseguiu evitar. Repare-se nas sobremesas, feitas pela sua sócia e mulher, Paula Gomes, onde há um brigadeirão, pudim de brigadeiro com calda de frutos vermelhos e vinho. «Temos uma ementa que não possui equivalência no Porto», sublinha. «Os clientes já sabem que irão comer algo completamente diferente do que comem nos outros restaurantes da cidade».

 

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua Sacadura Cabral, 104 (Cedofeita)
Telefone
222039034
Horário
Das 12h00 às 14h30 e das 19h30 às 22h30. Encerra ao domingo e à segunda.
Custo
(€) Preço médio: 15 euros


GPS
Latitude : 41.1555817
Longitude : -8.620374599999991

 

Leia também:

7 restaurantes com bons nacos de carne no Porto
Muu Steakhouse: carne para descontrair no Porto
Novo restaurante no Porto com carnes maturadas