Pizzas e hambúrgueres em conta no restaurante Batida de Coco

Piza Kebab., no restaurante Batida de Côco. (Fotografia de André Rolo/Global Imagens)
A fusão entre o cosmopolitismo das pizzas e hambúrgueres e a tradição da batata frita rústica e do bolo rei fazem da Batida de Coco um espaço especial num território de transição entre a cidade e a ruralidade.

O nome – Batida de Coco – faz-nos sonhar com o calor tropical da América do Sul e o menu transporta-nos para viagens pela Europa e a fronteira que separa o Velho Continente da Ásia. É o caso da pizza de kebab, que junta a tradição da gastronomia italiana com o exotismo da comida turca. Previamente assados, os pequenos pedaços de carne de porco são distribuídos de forma uniforme por uma base de massa caseira, regada com um molho de tomates acabados de moer e pontuada, aqui e ali, por azeitonas, cebola e cogumelos. Um segundo molho de salsa e picante completa o pitéu que há de ficar a cozer dez minutos no forno.

Mas neste espaço situado em Recarei, Paredes (e a menos de cinco minutos do nó Campo/Gandra da A4) os típicos sabores nacionais também têm lugar reservado. Não fosse o prego servido em bolo de caco da Madeira ou a “portuense” francesinha elaborada com um pão saloio fatiado à maneira do Alentejo. Até o cosmopolita hambúrger (confecionado integralmente pelos 12 funcionários do estabelecimento) chega à mesa acompanhado por batata-frita rústica a fazer lembrar a cozinha da avó. A mesma onde se comia a sandes de presunto e ovo estrelado que estão disponíveis em Recarei.

“Quase todos os produtos são adquiridos no comércio local e selecionados pela sua qualidade”, destaca Roberto Rêgo. Técnico de panificação, era dele o sonho de criar um local que permitisse aos habitantes da periferia do Porto apreciar os modernos sabores das principais capitais mundiais. A ele juntou-se o empreendedorismo do amigo Ricardo Costa e, com o apoio das esposas Ana Oliveira e Elisabete Otero, a Batida de Coco nasceu há nove anos, o último dos quais marcado pela constante adaptação. “A pandemia obrigou a reinventar-nos. Acrescentámos produtos e apostámos no takeaway, que inclui pequenos-almoços personalizados. Começámos a fazer entregas gratuitas de encomendas e mantivemos os preços atrativos”, explica Ricardo Costa.

Elisabete Otero, Ricardo Costa, Roberto Rego e Ana Oliveira, proprietários do restaurante.
(Fotografia de André Rolo/Global Imagens)

Preços em conta praticados, de igual modo, nas nove variedades de broa e pão que, diariamente, se encontram ao balcão. E se nenhuma delas agradar, a Batida de Coco produz o pão com as características que o cliente desejar. O que não é necessário, tal é a procura, no caso do pão-de-ló e bolo rei que, como a sopa seca, são vendidos todo o ano “O bolo rei é dos produtos com mais peso na nossa facturação”, confessa Ricardo Costa. l

Especialidades: Pizzas Kebab e Batida de Coco, cachorrinhos, sandocha com molho
Sobremesas: Bolo rei, pão-de-ló, sopa seca e pastelaria variada

Apoio social
Casa de amigos e para amigos, a Batida de Coco abraça causas sociais, oferecendo refeições a famílias carenciadas, centros sociais, bombeiros e Cruz Vermelha.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend