Há um novo restaurante de petiscos na Batalha

Posta barrosã e petiscos como alheira, bolinhos de bacalhau ou pataniscas são parte da oferta deste novo restaurante, instalado no Tasty District, perto da Praça da Batalha.

Petiscos e pratos da cozinha tradicional portuguesa são o ponto de partida (e de chegada) deste restaurante inaugurado, oficialmente, no passado dia 6 de julho, no espaço de restauração Tasty District. A posta barrosã com grelos e batata a murro e o bacalhau à Laura, acompanhado por batata frita caseira, são caraterísticos da casa, que tem ainda um prato do dia variável – pode ser feijoada à transmontana, pataniscas com arroz de tomate ou rojões.

No Xau Laura, a cozinha não fecha durante o dia, o que é sempre de louvar. Para picar, há alheira de Mirandela, moelas e bolinhos de bacalhau, além de sandes de pernil. Os petiscos são servidos em pratos de barro negro de Molelos, e nas bebidas sobressaem os vinhos verdes de Amarante e o cocktail Xau Laura, com base de ananás e vinho do porto, nascido de uma parceria com a vizinha Maria Palito.

O restaurante tem o nome de uma expressão idiomática, mas também procura contar uma história, que se prende, em parte, com a personagem Laura, uma mulher que veio da periferia para a cidade do Porto, trazendo consigo «a cultura e tradições do interior do país», explica Ricardo Moura, um dos sócios – os outros são o irmão Hélder Moura e os amigos Ana Cedovim e Pedro Morais. «Xau Laura é uma ode à cultura tradicional portuguesa», conclui.

Um dos objetivos é criar ali uma montra de produtos portugueses e levá-los mais longe, até porque muitos dos clientes são de outras paragens. A referida Laura surge representada, de frente, num quadro da ilustradora portuense Amalteia, junto a um balcão. As cores são alegres e o material dominante é a madeira, por isso, o conforto é imediato. E fica completo quando chega a comida.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

Pherrugem: renasceu o bar do Porto consumido pelas chamas
5 lugares imprevisíveis para visitar no Porto
10 esplanadas no Porto e arredores com vista para o mar




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend