A nova pastelaria de Cedofeita tem brownies especiais

Há bolos, muitos bolos para provar no número 111 da rua da Torrinha, gulosos e fotogénicos. Quem os faz é uma dupla que trocou o escritório e o laboratório por uma cozinha, onde tudo é feito às claras.

«Tudo começou com a venda de brownies em feirinhas, depois comecei a receber encomendas e a fazer também bolos de aniversário», conta Inês Guimarães, bióloga de formação e habilidosa fazedora de doces. Foi assim que nasceu a marca Baronesa, em 2014. Com o sucesso dos saborosos e atraentes bolos chegavam cada vez mais encomendas, a que Inês ia dando conta na cozinha lá de casa. Mas «chegou a um ponto em que já tinha de recusar alguns pedidos porque não tinha equipamento adequado», lembra.

Por esse motivo, em maio, o projeto ganhou uma nova morada. A primeira loja da marca abriu na Rua da Torrinha, e teve até direito a novo nome. Baronesa às Claras, «porque está à vista, é na rua, a cozinha é aberta e claro, porque usamos claras», ri-se Inês. Ao entrar neste novo recanto da cidade, com dois pisos decorados a rigor, dá-se logo de caras com um painel forrado a luvas de forno. Na parede ao lado são as colheres de pau que se arrumam de cima a baixo, e na casa de banho não faltam leituras adequadas, não estivesse o espaço revestido a receitas de bolos. Na sala superior reinam os bancos em madeira, um grande espelho e ainda um sofá em tons de amarelo torrado, que faz lembrar o caramelo que acompanha alguns dos docinhos.

A esta aventura juntou-se também Marta Cardoso, que «estava fartinha do escritório». Trabalhava na área de consultoria informática mas chegou a tirar um curso de Pastelaria na Escola de Hotelaria do Porto, «na desportiva, como se costuma dizer», admite. Formada a equipa, foi só pôr mãos à obra e fazer os mais deliciosos e apelativos bolos de festa – vale a pena visitar a página da marca. A grande vantagem é que aqui os clientes podem provar os bolos antes de encomendar e escolher a combinação que mais gostam, ou simplesmente aproveitar para fazer um lanche.

«É um sítio onde as pessoas podem estar à vontade, até a trabalhar se quiserem, não há pressa», explica Marta. E quando o desejo por um doce aperta, basta descer ao piso inferior e escolher alguma especialidade da montra. Além dos bolos de copo, generosos exemplares das combinações dos bolos de festa, há sempre quatro variedades de brownies, das cinco que compõem a lista, com pepitas de chocolate, noz, côco, amêndoa ou bolacha maria, e podem ser servidos com cobertura de caramelo salgado ou cream cheese. Para refrescar, a popular limonada cor de rosa, feita com groselha, apela ao olhar e ao palato, mas também se pode optar por sumos naturais ou bebidas de cafetaria.

Quanto aos bolos, têm sempre quatro camadas, e além das oito combinações pré-definidas «aquelas que achamos que funcionam melhor», nota Inês, o cliente pode também combinar a massa, recheio e cobertura que preferir, de entre uma grande variedade de opções.

Recomenda-se, no entanto, o bolo de cenoura e cream cheese, ou o de chocolate, caramelo e cobertura de buttercream de baunilha, os mais populares e gulosos. A decoração, essa, é sempre uma surpresa agradável, e torna a tarefa difícil a quem fizer as honras de abrir o bolo. Cometido o delito, a culpa é compensada à primeira garfada.

 

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua da Torrinha, 111 (Cedofeita), Porto
Telefone
224916200
Horário
Das 13h00 às 19h00; domingo, até às 17h00. Encerra à segunda.
Custo
(€) Bolos a partir de 12 euros.


GPS
Latitude : 41.1524516
Longitude : -8.619982400000026

 

Leia também:

5 cafetarias no Porto onde comer bolos caseiros
Há scones e bolos frescos no novo café das Avenidas Novas
Porto: Bolos da «Mais Gulosa» chegaram à Marques Soares