Os novos sabores asiáticos chegaram à Cedofeita

São brancos, cozidos ao vapor e recheados com inúmeras combinações. Saltaram diretamente dos mercados de Taiwan para a baixa do Porto, no primeiro espaço dedicado em exclusivo a estes pães.

A fórmula repete-se: um jovem viaja pelo mundo, apaixona-se pela comida local, que decide importar para Portugal. A aventura de João Winck começou entre as bancas de comida de rua de Taiwan, onde reina o Gua Bao, um pequeno pão de massa pálida cozido ao vapor.

O espírito empreendedor – e o apoio do programa VEM, que impulsionou o regresso de vários jovens a trabalhar no estrangeiro – trouxe-o de regresso ao seu Porto para lançar o primeiro espaço dedicado a esta espécie de hambúrguer asiáticos.

À receita tradicional recheada com barriga de porco, picles, coentros e amendoim juntou, no menu, criações vegetarianas com tofu, uma de bacalhau e outra com caranguejo de casca mole. Para acompanhar, João importou também as taças de arroz, cujos grãos se combinam em duas versões: a Lu Rou Fan, com barriga de porco picada, pak choi, gema curada e chalota frita; e a 3 Cup Chicken, com frango, gengibre, alho, manjericão, cebolete e chili. Sobram as chips de mandioca, as batatas fritas com queijo Cheddar e uma salada com couve chinesa e amendoim.

Uma sidra sem álcool, gelado em raspas, chá com pequenas bolas gelatinosas e os ingredientes-chave chegam todos da Ilha Formosa para que o sabor «seja o mais autêntico possível».

A pensar nos grupos grandes, João prepara, sob reserva antecipada, o Bo Ssam, um pernil de cinco quilos que é curado durante 12 horas e assado lentamente por outras oito. Um encontro da fast com a slow food, para conhecer os novos sabores asiáticos que fazem a estreia na cidade.

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua de Cedofeita, 263, Porto (Cedofeita)
Telefone
222437951
Horário
Das 12h30 às 15h00 e das 19h30 às 23h00. Sexta e sábado até às 01h00. Encerra à segunda.
Custo
(€) 15 euros


GPS
Latitude : 41.1516493
Longitude : -8.617705900000033