Aveiro: uma casa com gelados e brunch no coração da cidade

A nova Milano Avenida é gelataria, cafetaria e restaurante - serve em todas as fases do dia. Fotografia: Maria João Gala/Global Imagens
Na nova Milano Avenida, em Aveiro, há mais de 20 gelados artesanais e refeições para todas as fases do dia. Saladas, tapiocas e açaí são só algumas das propostas deste espaço amplo e com esplanada, orientado, em grande parte, para famílias e grupos.

Tudo começou quando os pais de Daniel da Costa ficaram com uma casa italiana de gelados, na Alemanha. De regresso a Portugal, e com saber apurado, abriram uma gelataria e cafetaria em Ílhavo, que entretanto trocou de mãos. O rapaz começou cedo atrás do balcão, e acabou por criar o seu próprio negócio: abriu a Milano há seis anos, na Praça 14 de Julho, em Aveiro; e mais recentemente uma segunda gelataria, na Avenida Dr. Lourenço Peixinho, que também funciona como cafetaria e restaurante.

Daniel queria um espaço mais amplo, onde pudesse servir os clientes nas diferentes fases do dia, e orientado, em grande parte, para famílias e grupos. Por isso, além de gelados feitos à moda de Itália, tem produtos de pequeno-almoço, brunch, almoços e jantares (a cozinha só fecha à segunda-feira). “Esta casa foi pensada para os locais”, diz o proprietário, e exemplifica: “A bola de gelado é a um preço acessível [1,50 euro], para que toda a gente possa desfrutar”.

Os gelados de cheesecake de frutos vermelhos, flor de sal com caramelo, cheesecake de ovos moles e maracujá.
Fotografia: Maria João Gala/Global Imagens

A Milano Avenida nasceu no dia 29 de fevereiro e fechou pouco depois, devido à pandemia. Reabriu agora, com várias medidas de segurança. A ementa, acessível através de QR Code, inclui panquecas, tapiocas, açaí, tostas, saladas, pizas e outras opções – com carne, peixe ou vegetarianas. Especial saída tem, por exemplo, o prato brunch, que inclui cogumelos, espinafres, tomate grelhado, bacon, ovo escalfado e queijo Halloumi grelhado.

A cozinha está a cargo de Samuel Campos, que é de Oliveira do Bairro, mas cresceu no Brasil e viveu noutros países. “Sem ele, não teria esta carta”, assume o proprietário, que faz questão de fabricar os próprios produtos – do pão aos gelados, de 24 a 36 sabores diferentes. Os mais pedidos são os de cheesecake de ovos-moles, maracujá e flor de sal. Alguns causam tal furor, que há quem venha de fora para os saborear. “Se não houver, vou lá abaixo fazer”, remata.

Samuel Campos e Daniel da Costa com algumas propostas da Milano Avenida.
Fotografia: Maria João Gala/Global Imagens

Influências do Mundo

O cozinheiro Samuel Campos formou-se em Inglaterra, morou na República Checa e no Chipre, e de todos esses lugares trouxe influências. Por exemplo, do Chipre vem o queijo Halloumi; e do Brasil a tapioca e o açaí.

Milano Avenida
Av. Dr. Lourenço Peixinho, 81, Aveiro
Tel.: 933992953
Web: facebook.com/milanoavenida
Das 10h às 23h. Não encerra (mas a cozinha fecha à segunda).
Preço médio: 10 euros; gelados desde 1,50 euros.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend