Aveiro: Comida simples em louças bonitas na Cervejaria Costa Nova

Cervejaria Costa Nova (Fotografia: Maria João Gala /GI)
A paixão pela cozinha de João Pedro Carneiro e a vontade de Miguel Casal em alargar a família Costa Nova, fizeram nascer um restaurante de comida simples e focada no produto, com as louças da marca a embelezar o empratamento.

A tortilha é já um dos ex libris da Cervejaria Costa Nova – a mais recente aposta da marca de cerâmica põe as bonitas coleções de mesa que fabrica ao serviço da boa comida -, e há justiça na fama. É cremosa, mas com a batata ainda consistente, com a simplicidade que faz os pratos mais viciantes. Assim é toda a carta do restaurante. As duas cartas, aliás.

Aberto em fevereiro, durante o confinamento o restaurante viu-se obrigado a encerrar portas, mas lançou um menu especial de takeaway, ainda disponível.

 

Em ambas as ementas não há lugar para pretensiosismos. O que se propõe é comida simples e bem confecionada. São exemplo disso as lulas fritas, apenas polvilhadas com sal e sumo de limão, ou os legumes grelhados, que fazem a melhor companhia a qualquer um dos pratos.

A cozinha é liderada por João Pedro Carneiro, cuja paixão pela culinária, já antiga, se cruzou com o projeto pessoal de Miguel Casal, administrador da Grestel-Costa Nova, que adquiriu e recuperou um prédio antigo, bem no centro da cidade. Os dois amigos de há vários anos, conjugaram vontades, e fizeram nascer um restaurante com o foco no produto e as louças da Costa Nova a embelezar o empratamento.

 

“Os valores da marca Costa Nova e da gastronomia confundem-se muito, por isso foi o casamento perfeito. E o conceito de cervejaria, sendo um estilo mais descontraído, também faz todo o sentido ”, explica Miguel.

A cozinha funciona durante todo o dia, sem interrupção entre o almoço e o jantar. Por isso, a qualquer hora se faz uma petiscada ou se come um dos pratos mais robustos.

“A base de tudo é a qualidade do produto”, assenta João. Depois, há espaço para várias influências. “Gosto de cozinhar o que as pessoas gostam de comer”, admite. Caril de gambas, croquetes de presunto, gamba vermelha do Algarve – o mar na boca -, ovos rotos, filetes de pescada fresca – escalada e preparada ali mesmo – e o bife raspado (receita que a avó fazia para ele em criança) são algumas das propostas. Nas sobremesas, a tarte de noz tem-se revelado um sucesso, mas a de chocolate também não lhe fica atrás.

 

Por vezes, juntam-se à ementa os especiais do chef, sugestões do dia, como o robalo assado no forno, servido numa bela caçarola em grés fino.

Ao fundo da sala, encontra-se uma espécie de catálogo da marca Costa Nova, com pratos das várias coleções exibidos na parede. Vêm complementar a decoração de traço contemporâneo e o ambiente luminoso do espaço. E nas traseiras, abre-se ainda uma pequena esplanada, ideal para quem procura uma refeição mais intimista, ou aproveitar as noites de verão ao ar livre.

 

Comida e louça para levar
No menu de takeaway, algumas das propostas também chegam a casa empratadas em louças da Costa Nova. As peças estão incluídas no valor.

 

Cervejaria Costa Nova
Rua Combatentes da Grande Guerra, 121
Tel.: 234424737
Web: facebook.com/costanovacervejaria
Das 12h às 22h. Encerra ao domingo.
Preço médio: 20 euros




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend