Atlas, o hostel leiriense que se transformou em bar e sobreviveu

Atlas, em Leiria, é agora um bar e restaurante. (Nuno Brites/Global Imagens)
Quando os turistas deixaram de aparecer na cidade e os quartos ficaram vazios, Luís e Hugo reinventaram o hostel, que agora é um restaurante e bar, com várias salas, onde cabem no máximo seis pessoas.

Quando em março o telefone deixou de tocar e as reservas deixaram de cair no email, Luís Marques e Hugo Domingues continuaram a cruzar todos os dias o nº 69 da antiga Rua Direita, em Leiria, para fazer aquilo que sempre fizeram: inventar novos conceitos para a cidade, reinventando-se, entre si.

Mas desta vez era mais do que um projeto fora da caixa. Era uma questão de sobrevivência. “De repente tínhamos 11 quartos vazios. Foi quando começámos a refletir sobre o que fazer do espaço”, conta Luís à Evasões, sentado no terraço que agora é o local preferido dos clientes para as refeições, em dias de sol.

A história mais recente daquele velho edifício começa a contar-se há cinco anos, quando ele e o amigo Hugo pensaram em criar, em Leiria, um alojamento a baixo custo. Chamaram-lhe Atlas porque queriam mesmo levar ali o mundo. E foi o que aconteceu: vinham turistas de toda a parte, ficavam encantados com o conceito, e sobretudo com a decoração, a cargo da designer Teresa Mineiro.

(Fotografia de Nuno Brites / Global Imagens)

Depois do confinamento geral, a reabertura do Atlas foi marcada por uma reviravolta. Luís e Hugo decidiram então transformar os quartos em pequenas salas de bar, cada uma delas para o máximo de seis pessoas, tantas quantas a lei permite numa mesa. Deixaram de fazer pratos do dia, mas esmeraram-se ainda mais na cozinha internacional. Os apreciadores não perdem a focaccia ou o ramen.

Dos antigos quartos sobrou espaço para criar três ateliers, que podem ser alugados para trabalhar. E há sempre o bar, que começou por servir cocktails, mas agora é mais transversal. Pode ser um chá, um café ou um copo de vinho . Sempre acompanhado por uma seleção musical incomum, partilhada por todos que ali trabalham.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend