As ostras especiais da Ria de Aveiro crescem durante dois anos

As Aveiro Special Oysters já podem ser saboreadas. (Fotografia: DR)
A empresa aveirense Ilha dos Puxadoiros acaba de lançar as Aveiro Special Oysters, umas ostras maiores e mais carnudas, que já podem ser provadas em casa ou nos hotéis do grupo Torel Boutiques.

Uma casca bem forma, que “não aleija”, onde se encontra uma “ostra cheia e plena” – é assim que Vergílio Ferreira, administrador da Ilha dos Puxadoiros descreve o último lançamento da empresa, as Aveiro Special Oysters. Apresentadas esta semana, em parceria com os hotéis Torel Boutiques e com os Vinhos Campolargo, estas ostras especiais demora mais tempo a desenvolver-se e têm uma maior percentagem de massa corporal.

Se as ditas normais – ou “premium” – crescem durante cerca de um ano e meio, as “special” demoram entre dois e dois anos e meio, conseguindo alcançar assim 16% de massa corporal, face aos 10% das ostras normais. Por serem produzidas na Ria de Aveiro, com “influência da água doce que vem do Rio Vouga”, o sabor é menos salgado e mais suave.

Este tipo de ostra “existe há muito tempo em Aveiro”, mas iam todas para o estrangeiro. A Ilha dos Puxadoiros pretende mudar o destino dos moluscos, “criando uma cultura ostrícola em Portugal”, que “ponha os portugueses a comer ostra”, que é, de resto “um excelente produto a nível nutricional”.

(Fotografia: DR)

Quem ficou curioso, pode encomendar uma caixa destas ostras especiais (com o mínimo de um quilo) contactando o Ostra em Casa, o canal de venda da Ilha dos Puxadoiros. As entregas são feitas em 24 horas, dentro da Península Ibérica, e sugere-se que sejam consumidas o mais rápido possível. De qualquer forma, Vergílio garante que se conservam bem durante uma semana, se refrigeradas entre 4 e 6 graus, cuidadosamente arrumadas na caixa, para que não percam a sua água.

As ostras estão também disponíveis para degustação para os hóspedes dos hotéis do grupo Torel Boutiques (Torel Palace Porto, Torel Avantgarde e Torel Palace Lisbon) através de reserva antecipada, com harmonização vínica, e servidas no quarto. Em breve, irão também integrar a carta do restaurante BLIND, do Torel Palace Porto, que tem a assinatura do premiado chef Vítor Matos.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend