Artur Norberto: “Temos de desmistificar o medronho”

O chef Artur Norberto criou trufas de chocolate com licor de medronho. (Foto: DR)
Para homenagear um produto endógeno, o chef beirão Artur Norberto criou trufas de chocolate com licor de medronho e aguardente do mesmo. O presidente da República já provou e gostou. Um ano depois, chega a marca My Medronho.

O efeito da pandemia na restauração, obrigou muitos chefs a olhar em redor. No caso de Artur Norberto, literalmente. Dos medronheiros à volta da Quinta das Olelas, no Retaxo, concelho de Castelo Branco, inspirou-se para criar trufas de chocolate com licor e aguardente de medronho. Deu largas à imaginação e cria agora a My Medronho, nova marca onde se juntam cervejas, doces, mousses e bolos secos, todos à base do fruto endógeno da Beira Baixa, origem deste chef de Proença-a-Nova.

Como surgiu esta vontade de trabalhar o medronho?
Faz agora um ano, em fevereiro. Estava com o restaurante da Quinta das Olelas fechado e comecei a virar-me para o produto regional. Quando pensei no chocolate, tive a brilhante ideia de o casar com o medronho, que temos aqui na quinta. A região é rica neste produto. É uma forma de homenagear a Beira Baixa. E assim nasceram as trufas.

Como foi a receção a estas duas variedades de trufa?
O primeiro ano passou a correr. As nossas trufas artesanais, com pó de cacau e um recheio cremoso, têm sido um sucesso. No ano passado, só no Dia da Mulher, vendemos cinco mil unidades. E assim ajudamos a promover uma região em quantidade e qualidade. Quando o produto é bom, a qualidade vende-se sempre. Já chegámos à Suíça, França, Inglaterra, Itália e Dubai.

Chegou a oferecer as suas trufas ao presidente da República numa visita sua a Belém. Qual foi a reação de Marcelo Rebelo de Sousa?
Achou muito bem, gostou muito. O presidente é um fã de medronho. Quis mostrar-lhe o glamour e a essência de um produto como este.

Agora chega a chancela My Medronho, uma coleção à qual se juntam outras criações.
As trufas ganharam força e exposição, mas senti necessidade de criar uma fileira de produtos à base do fruto. Temos cerveja de medronho, mel de medronheiro, doce, aguardente, gelado e mousse de medronho e os bolos secos tradicionais – broas de mel de medronheiro e borrachões com aguardente de medronho. Queremos mostrar o que é a nossa gastronomia e doçaria tradicional, apostando em algo inovador e de requinte.

O que mais o fascina neste fruto?
É tão misterioso e tem potencial em muitas vertentes. Temos sempre a ideia que é um fruto boémio, e é na sua essência, mas temos que desmistificar o medronho e dar-lhe mais-valias.

Onde se adquirem os produtos da My Medronho?
Na loja da Quinta das Olelas, temos toda a gama ligada ao medronho e outros produtos regionais que uso na cozinha, como enchidos, queijos, vinhos, azeite ou presunto. Basta ligar e marcar visita. Ou encomendando pelo site oficial da quinta. Enviamos para todo o país.

A sua paixão pela gastronomia vem desde quando?
Comecei aos 12 anos a trabalhar atrás do balcão de um café na minha terra, em Proença-a-Nova. Não por gosto, mas por obrigação. Fascinava-me aquele ambiente, o receber as pessoas. Já tinha o bichinho nessa altura.

My Medronho – quintadasolelas.pt | tel.: 961431980 | Caixa com 12 trufas: 14,50 euros




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend