Formado em Cozinha e Pastelaria em Lisboa, depois de passar pela Bica do Sapato, pelo Ritz Four Seasons e pelo restaurante de bairro Drogaria, David Casaca, de 32 anos, apresenta agora os novos menus de almoço e de jantar do Art Restaurant, dentro do hotel boutique de cinco estrelas Artsy Cascais. Ligado ao projeto desde que o hotel abriu há um ano e meio, manteve a inspiração atlântica, com o peixe e marisco a representar 80% dos produtos usados.
Ao almoço, o restaurante disponibiliza uma carta de “almoços preguiçosos”, com opções como ovos mexidos e ovos benedict, sopa do dia, pão de massa-mãe com abacate e salmão gravlax e até piza. Ao jantar, servido a partir das 19h, a comida ganha dimensões mais complexas e de autor. O ponto privilegiado para ter a experiência é o balcão, em frente à roda, onde os clientes podem assistir à finalização dos pratos e manter uma conversa dinâmica com o chef e a sala.
Corrido, isto é, sem dividir os pratos pela ordem tradicional, o menu começa com o tradicional couvert (pão de massa-mãe com 14h de fermentação, manteiga noisette e tapenade) e encerra com um prato de queijos. Em agosto, entram nove pratos novos, entre os quais raia alhada com molho de alho confitado e pasta de amêndoa; e presa de porco preto com migas, aqui uma partilha das memórias do chef, que passava férias em Sousel, terra da família paterna.
Dos 13 pratos salgados, apenas dois são de carne e há um vegetariano e um vegano. São eles o kohlrabi, uma couve-rábano com cenouras e alho francês queimado; e a couve barbecue com “crispy chili oil” e romesco. O peixe e o marisco desfilam de ponta a ponta, a começar pela bola de Berlim com gamba e molho bernaise. O peixe do dia com xerém de bivalves, beurre blanc e espuma de ostras também casa bem com o ambiente da costa atlântica que banha Cascais.
Na carne, menção seja feita ao ravioli de vaca com jus de novilho, crocante de queijo parmesão e pistacho e nata fumada. Já entre as três sobremesas, o chef David Casaca opta por destacar a interpretação das nozes de Cascais, apresentando um gelado de bolo de ovo e noz, e nozes caramelizadas, laranja fresca, bolacha de noz e amêndoa amarga. A carta de vinhos, com 27 rótulos, também foi refrescada, de forma a incluir vinhos mais frescos e mais opções a copo.
O Artsy Cascais abriu em maio de 2023 após a recuperação de um palacete histórico datado do século XX e mandado construir por um empresário amigo do rei D. Carlos. Dessa forma, ficou para sempre ligado à história da alta burguesia que, nos séculos XIX e XX, escolheu Cascais como destino de veraneio. Alguns dos 19 quartos localizam-se dentro da escultura de betão feita pelo artista Vhils, na ala moderna do hotel, que tem também um terraço com piscina.
Longitude : -8.2245