Antigo estaleiro vira restaurante de peixe e marisco

O Armazém do Peixe, na Afurada, nasceu da reabilitação de um antigo estaleiro, onde há muitos anos se repararam barcos e redes de pesca.

O edifício tem 125 anos, mas ninguém dá por isso. E os da terra mais depressa se lembrarão da fábrica de confeção têxtil que ali funcionou do que do anterior estaleiro de reparação de barcos e apetrechos de pesca. O lugar é agora a casa do Armazém do Peixe, um restaurante cujo nome vai bem direto ao assunto: ali serve-se peixe grelhado, açordas e arrozes em púcaros e marisco. O espaço, que abriu em julho, é um negócio de dois casais ligados à Afurada. Ana Antunes e Rodrigo Crespo tinham a experiência de ter trabalhado na Taberna de São Pedro, da família dele, que é «nascido e criado na Afurada». E João e Elisabete Domingues têm um dos seus restaurantes de sushi Kanpai ali perto, na Douro Marina.

O arquiteto Miguel Meirinhos projetou grandes vãos na antiga camisaria, localizada mesmo por detrás do novo Mercado da Afurada e onde «antes só havia umas janelinhas tipo postigo», conta Ana Antunes, de forma a levar a luz para dentro do restaurante. A estrutura em madeira do telhado é a original e a decoração do Armazém é simples mas atentou em pormenores como o da típica toalha de xadrez azul e branca.

Na grelha, à entrada do Armazém e bem à vista do cliente, estão ora a D. Lurdes, ora o Sr. José. Para além do peixe grelhado, para a mesa vão a punheta de bacalhau, o escabeche de petinga, as amêijoas à Bulhão Pato, a açorda de marisco, o polvo à lagareiro ou o bacalhau à Armazém. Para quem prefere carne, há costeletão de vitela e entrecôte de boi. A garrafeira tem disponíveis cerca de 50 referências de vinho, incluindo champanhes e espumantes, e o Armazém aposta também nas sangrias e nos cocktails. Tudo isto dentro ou fora, já que o restaurante tem uma ampla e agradável esplanada.

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Largo Padre Joaquim de Araújo (Afurada), Gaia
Telefone
912874672
Horário
Das 12h00 às 23h00. Não encerra.
Custo
(€) Preço médio: 15 euros


GPS
Latitude : 41.14253724414566
Longitude : -8.64713378650822

 

Leia também:

Mercado em Gaia reabre com muitas novidades
Comer hambúrgueres e mexilhões em Miragaia
A maior piza do mundo está em Gaia. E pode encomendá-la