Publicidade Continue a leitura a seguir

Apetece ler: O que a rainha da gastronomia portuguesa sabe e partilha

“Coisas que Eu Sei - Receitas, sabores, Segredos & Receitas” é o novo livro de Maria de Lourdes Modesto (Fotografia: Paulo Spranger/GI)

Publicidade Continue a leitura a seguir

É conhecida por ter ensinado gerações a cozinhar e a ganhar o gosto pelo saber fazer, com rigor e técnica, na cozinha. Os seus livros de receitas e de técnica culinária são hoje tesouros em qualquer casa e são guias essenciais de muitos chefs portugueses. Ainda assim, Maria de Lourdes Modesto entende que, aos 90 anos, ainda pode ensinar aquilo que aprendeu. E, para bem de todos os seus admiradores, há novo livro dela nas livrarias.

Chama-se simplesmente “Coisas que Eu Sei – Receitas, sabores, Segredos & Receitas” e o título já diz muito, e começa assim: “Passa-se a vida a aprender coisas e, aos 90 anos, há muitas coisas que eu sei. (…) São coisas que nunca quis só para mim, mas para repartir com os outros, como se eu fosse um elo numa longuíssima cadeia, pois muitas dessas coisas aprendi-as de outras pessoas que também as repartiram comigo”.

Entre todas essas coisas que aprendeu e permanentemente transmitiu, estão algumas nos 32 textos deste livro, onde se entremeiam crónicas com receitas, lições para bem cozinhar e pensamentos ao redor da comida. É um livro para saborear como se petisca, com uma escrita alegre, com tanto de erudita como de popular, colhendo os melhores ds seus frutos.

Maria de Lourdes fala sobre tomate, gengibre, courgete, laranja e arroz doce, sopa e sabores da infância, pão e iogurte, mel, figos e festas. É uma mesa posta de lições, factos, pensamentos e receitas desta mulher serena que iniciou a sua carreira televisiva em 1958. Era professora de Trabalhos Manuais no Liceu Francês de Lisboa, foi convidada pela RTP para apresentar um programa cultural que se tornou, ao longo dos seus 12 anos no ecrã, o programa de culinária mais popular no nosso país.

Este “Coisas que Eu Sei” é lançado no seguimento de “Saberes com História”, da mesma editora Oficina dos Livros, e o mais recente de uma longa carreira de autora de livros sobre gastronomia.

Coisas que eu sei
de Maria de Lourdes Modesto
Oficina do livro
190 páginas
PVP: 21,90 euros