Antiqvvm: o peixe é estrela no menu deste terraço Michelin

O prato Terra e Mar é feito com pregado, presunto bolota alentejano, tomate seco, alcachofras, molho de peixe assado e favas. (Fotografia de Adelino Meireles/GI)
O terraço do Antiqvvm, no Porto, que antes servia mais como sala de espera e varanda para o Douro para quem ia almoçar ou jantar, ganhou destaque na reabertura do restaurante.

O restaurante estrela Michelin liderado por Vítor Matos “desconfinou” no início de julho com menus que refletem o caminho que o chef tem assumido nos últimos anos. Os produtos do mar destacam-se. “Por mim, a carta só tinha peixe e marisco. Há uma subtileza no peixe e no marisco que não se consegue encontrar na carne, que tem sempre um toque rústico”, diz.

É, assim, uma cozinha “cada vez mais afinada, elegante, simples e cheia de sabor” que Vítor Matos se propõe fazer. Nesta fase, a oferta de menus diminuiu um pouco, mas não excessivamente. “Não somos um restaurante só de uma experiência, principalmente agora que estamos mais focados no público português. Os nossos clientes gostam de vir cá várias vezes comer pratos diferentes”, admite. Mantêm-se, assim, os menus, Orgânico (vegetariano) e Ensaios Sensoriais. Além disso, pode escolher-se à carta.

Prato Pelo Oriente – Borrego, ras el hangout,, beringela, cenoura, queijo de cabra, maçã. (Fotografia de Adelino Meireles/GI)

O chef foi buscar pratos ao passado, renovando-os. Até porque, a sua cozinha “é o que é: cor, textura, sabor”. Um exemplo é o Influências, uma viagem por sabores frescos e “exóticos”. É composto por lavagante azul, chilli, yuzo (citrino asiático) , caril de Goa, ovas de truta, gelado de abacate e chutney de manga. A ideia de viagem está quase sempre presente dos pratos do chef. Outro exemplo é, precisamente, o Viagens, com imperador (o peixe) cozinhado ao vapor com especiarias, caril de Goa, xarém, sapateira, ervilhas e levístico (planta aromática do Mediterrâneo).

A transição para a carne faz-se com Terra e Mar: pregado, presunto de bolota, tomate seco, alcachofras, molhe de peixe assado e favas. Uma das propostas de carne volta a remeter para viagens. Pelo Oriente tem borrego assado, ras el hanout (mistura de especiarias do Magrebe) puré de cenoura e creme de berinjela. A completar um toque de queijo de cabra.

Claus Porto 1887 – Morangos “Mara des Bois”, hibiscus, ruibarbo e lima kefir. (Fotografia de Adelino Meireles/GI)

Quem optar pela harmonização com os vinhos propostos pela casa, pode ter a certeza que a experiência será ainda mais perfeita.

 

Antiqvvm
Rua de Entre-Quintas, 220 (Palácio)
Tel.: 22600045.
Das 12h30 às 15h00 e das 19h30 às 22h30. Encerra domingo e segunda.
Preço: 80 euros (menu Orgânico), com harmonização, mais 40 euros; 130 euros (menu Ensaios Sensoriais), harmonização, mais 60 euros. Preço médio à carta: 80 euros




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend