Abriu uma casa de sandes no Porto (e não falta a francesinha)

Nesta nova casa no Aviz, as sanduíches são a estrela da carta. Há-as doces e salgadas, entre elas a mais conhecida da cidade, ou não fosse o chefe um experiente fazedor de francesinhas.

Já lá vai o tempo em que a francesinha era a sanduíche mais elaborada que se encontrava no Porto. No Sete Banhos desafiam-se os limites do que se pode pôr no meio do pão. E pães não faltam. Há mais de uma dezena de variedades. De beterraba, espinafre, cenoura, tomate, com sementes de girassol e milho, sem esquecer o ubíquo pão de forma. São a primeira base das múltiplas sanduíches que Tiago Dias criou especialmente para a casa. «Originalmente ia ser na Travessa Sete Banhos, depois mudámos para aqui mas o nome ficou», explica Nuno Lopes, o proprietário. E se a origem no nome ficou esclarecida, resta ainda perceber a mascote da loja, um gato chamado Popey, que é, afinal, o animal de estimação de Nuno.

Como uma sanduíche não se faz só de pão, há que conhecer os recheios disponíveis na carta. Nas especialidades elaboradas por Tiago há espaço tanto para os recheios tradicionais, como o presunto, que aqui chega com 24 meses de cura, ou o típico prego, como para combinações mais arrojadas, de que é exemplo a de pernil fumado com pimento, cebola roxa e queijo raclette, uma das sanduíches mais procuradas, ou ainda a sandes de puré de grão de bico com legumes assados e pesto, a opção vegana da lista.

Para adoçar, há ainda uma sugestão que não é mais do que «uma experiência que correu bem», admite Tiago. Trata-se da sandes de chocolate preto com requeijão e morangos fatiados, uma combinação improvável mas que não desilude.
E como é de sanduíches que se fala, não pode ficar de fora da ementa a mais conhecida da cidade.

A lista do Sete Banhos também inclui uma versão da francesinha, «feita em pão de forma, com fiambre, afiambrado, mortadela, salsicha e linguiça», explica Tiago, que trabalhou durante cinco anos na Cervejaria Cufra, sítio emblemático no que toca a francesinhas.

Aqui, Tiago deixou de lado o bife, mas garante que «o molho tem lá muitos segredos», como deve ser.
Para acompanhar há sumos naturais, limonadas e ainda champanhe e uma seleção de vinhos a copo, ou em garrafa. O espaço, de decoração desportiva e jovial, é pequeno, mas bem arrumados todos cabem. E se a pressa apertar, está disponível o serviço de take away. Difícil será chegar a casa com a sanduíche intacta.

 

Partilhar
Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua Pedro Homem de Melo, 152, Loja 5A, Porto (Aviz)
Telefone
925516909
Horário
Das 09h00 às 19h00. Encerra ao fim de semana.
Custo
() Preço médio: 8 euros


GPS
Latitude : 41.16332279402066
Longitude : -8.66529338790508

Leia também:

Porto: 5 sítios onde ir para beber cerveja barata
O melhor prego está apenas a 30 minutos do Porto
O centro do Porto tem um novo paraíso de poke bowls