A receita da mãe do chef José Cordeiro: moamba de galinha

O chef José Cordeiro partilha a receita de moamba de galinha da sua mãe Cândida. (Fotografia: Pedro Correia/GI)
O chef José Cordeiro, do restaurante Blini, nasceu em Angola, cresceu em Trás-os-Montes e mostra como se cozinha a moamba da sua mãe Cândida, um prato que lhe traz memórias antigas.

Nascido em Angola e criado desde tenra idade em Trás-os-Montes, origem dos seus pais, o chef José Cordeiro, atualmente à frente do restaurante Blini, em Vila Nova de Gaia, e consultor de vários projetos, não esquece as suas raízes, bem pelo contrário. Aqui, partilha a receita de moamba, um prato angolano que o remete para as suas memórias mais antigas, uma homenagem à sua mãe Cândida.

MOAMBA DA MINHA MÃE

Ingredientes (para 8 pessoas)

1 galinha (4 kg)
1 cebola grande
3 tomates maduros
3 dentes de alho
1 folha de louro
1 limão
6 colheres (de sopa) de azeite de dendê
400 gr abóbora carneira
3 berinjelas
100 gramas de quiabos
Sal a gosto
Pimenta malagueta/jindungo angolano

Para o funge:
250 gramas de farinha de milho
1 litro de água

Preparação:
Limpar, cortar em pedaços e temperar com sal o frango. Levar ao lume com as cebolas e os alhos, descascados e picados, o louro, os tomates limpos de sementes e picados, o óleo, o sumo de limão e o piripiri. Levar a lume moderado a estufar e sacudir o tacho de vez em quando. Descascar e corte em pedacinhos as beringelas e as courgetes e junte quando o frango começar a ficar tenro. Sacudir o tacho com cuidado e deixar cozer. Quando estiver quase cozido, juntar os quiabos limpos e cortados em rodelas. Engrossar com um pouco de farinha de milho dissolvida em água e deixar apurar. Servir com funge (ver receita) ou com arroz branco solto de alho.

Preparação do funge:
Levar 1 litro de água ao lume sem sal e deixe ferver. Desfazer, à parte, metade da farinha em água morna e juntar à água que levantou fervura. Mexer com uma colher de pau e juntar o resto da farinha aos poucos, deixando cair em “chuva”, mas mexendo sempre, em lume moderado. Ir desfazendo os caroços que se forem formando, com o auxílio da colher de pau e deixar ferver durante cinco minutos, obtendo um creme espesso. Despejar num prato e cubrir com outro igual. No momento de servir, retirar o prato de cima e fazer. À parte, servir a galinha com os legumes.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend