A receita com queijo de cabra do chef Bertílio Gomes

A segunda proposta do 'chef' Bertílio Gomes, do restaurante lisboeta Chapitô à Mesa, junta queijo, fruta, fungos e alfarroba, para produzir uma experiência sustentável e acessível que vai agradar a miúdos e graúdos.

Queijo de cabra da Granja com pão de alfarroba e cogumelos, marmelos assados

(4 pessoas)

Ingredientes
. 2 queijos de cabra da Granja dos Moinhos
. 100 g de cogumelos silvestres (cantharellus e trompetas-da-morte)
. ½ pão de forma de alfarroba
. 2 marmelos
. q.b de mel
. ½ dl de azeite
. 200 g de agrião
. q.b de tomilho
. ½ dl de azeite
. 1 limão

Preparação:
Limpar os cogumelos com a ajuda de um pincel, sem molhar, saltear em azeite em lume brando, temperar de sal e tomilho.
Envolver os marmelos em papel de alumínio e levar ao forno durante 30 minutos a 180° C, deixar arrefecer e cortar em laminas, corar numa frigideira antiaderente com um pouco de mel.

Cortar o pão de forma de alfarroba finamente no sentido do comprimento, de forma a obter quatro lâminas de 7 cm x 15 cm, colocar ½ queijo por lâmina, os cogumelos salteados e enrolar em forma de cannelloni, levar ao forno a 170° C para que o pão toste e o queijo fique fundido. Acompanhar o queijo de cabra com o marmelo e uma salada de agrião temperada com azeite, flor de sal e umas gotas de limão.

Nota: caso não consiga arranjar pão de forma de alfarroba, este pode ser substituído por pão de forma normal.

 

O charme discreto do melhor produto

O ângulo aberto da sustentabilidade abrange todos os intervenientes na cadeia alimentar humana e é, ao mesmo tempo, a garantia de que o mundo que os nossos filhos vão ter é pelo menos tão bom como o nosso. O aspeto do produto está ao rubro e a luta principal está em fazer face às inexoráveis e redutoras multinacionais que se esqueceram exatamente disso. Por outro lado, existe a pressão da produção de cereais, carne e peixe em quantidade suficiente para alimentar o mundo a preços comportáveis. Como o planeta é um só, há evidentemente muito em jogo e chegaremos sem dúvida a uma plataforma estável e positiva. Entretanto, cabe a cada um, no seu dia a dia, fazer as opções certas.

O chef Bertílio Gomes sempre se assumiu como advogado do bom produto biológico, pequenas produções renováveis e sempre o utilizou nos seus pratos. Confia, por isso, nos produtores de postura semelhante, sem contemporizações. Adolfo Henriques é um deles, a amizade entre ambos é já longa e se hoje temos bom queijo de cabra a ele se deve. A proposta desta semana recai na alfarroba, querida do chef algarvio aqui vertida em pão-de-forma, no marmelo que ainda está na sua estação e no queijo de cabra Granja dos Moinhos. Receita simples e particularmente saborosa que todos conseguirão executar. Boas experiências!

 

Leia também:

A receita de ravioli de lebre do chef Bertílio Gomes
Nostalgia saborosa: recordar os primeiros ‘chefs’ da TV
A receita de bacalhau com grão em puré do chef Diogo Rocha