Ermesinde: A padaria que inventou a regueifa aos folhos

Nesta padaria e pastelaria onde tudo se faz em família, foi inventada uma fusão do pão tradicional com massa folhada que está a dar que falar

O padeiro e pasteleiro Agostinho Gomes não desistiu até dar forma àquela cisma: criar um doce a partir da regueifa tradicional de Valongo, em camadas, e com a possibilidade de levar recheios. «Era um gosto que eu tinha, andei muito tempo de volta daquilo, apliquei-me e agora já ensinei a outras pessoas, mas ninguém consegue fazer igual», diz.

Depois de muito tempo a trabalhar na receita, conseguiu a liga perfeita entre a massa da regueifa e a massa folhada, em três variantes: com manteiga, canela e chocolate. Se a regueifa é a marca de Valongo, pode dizer-se que a regueifa folhada é de Ermesinde. E é da padaria Fonte de Sabores, negócio familiar que Marisa Gomes e Mário Gonçalves arriscaram abrir há pouco mais de um ano, para tomar as rédeas da sua vida.

Ele era pintor de automóveis e ela já trabalhava numa padaria, onde também laborava o seu irmão, Agostinho. Marisa levou-o para esta nova casa, onde ele finalmente apurou a receita que tem criado sólida reputação a esta padaria/confeitaria perto do centro de Ermesinde.

A regueifa folhada só se faz ali ao fim de semana, em dois tamanhos, e com as já referidas variedades. Manteiga, canela e chocolate são tudo combinações vencedoras no que toca a pastelaria, e que calham particularmente bem nesta trança que junta a densidade do pão de regueifa com a crocância da massa folhada. E mesmo que valha a pena ir até Ermesinde só pela regueifa folhada, que não seja o único motivo. Ali, na Fonte de Sabores fazem-se muitos e bons bolos, que ali se vendem à fatia ou para levar, doces regionais e ainda muita variedade de pão, todos amassados pelo inventor Agostinho.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend