A nova carta do Saraiva’s aquece o inverno com o “melhor carvão do mundo”

O Saraiva's tem agora uma carta que dá primazia à confeção no grelhador. (Fotografia de Ricardo Lopes/DR)
O Saraiva’s - clássico dos anos 1970 renovado e que recebeu agora o selo Bib Gourmant, do Guia Michelin - tem uma carta de outono/inverno mais saudável e natural. O segredo é um grelhador aquecido com o “melhor carvão do mundo”.

Há milhares de anos que os japoneses cozinham alimentos com recurso ao kamado (a palavra japonesa para “fornalha”). O utensílio terá sido inventado na China e levado para a Coreia e depois para o Japão. Inicialmente feitos de barro, estes fornos passaram a ser construídos em cerâmica e consta que, já depois da Segunda Guerra Mundial, os soldados os tornaram portáteis e redondos, com uma tampa, a lembrar um moderno grelhador de churrasco.

(Fotografia: DR)

É um desses fornos que está na cozinha do Saraiva’s desde a remodelação do restaurante, levada a cabo o ano passado por Suzana Barros de Brito (dona do Tágide, outro clássico renovado em Lisboa). Percebendo que tinha ali um equipamento de excelência cheio de potencialidades para cozinhar, o chef André Larsson lançou mãos ao carvão charcoal Super Premium 100% natural – considerado “o melhor do mundo” – e acendeu o forno.

O restaurante foi distinguido na categoria Bib Gourmand do Guia Michelin como um espaço com a melhor relação qualidade/preço até 30 euros.

O facto de o kamado – que assa, grelha e fuma os alimentos – conseguir atingir e conservar altas temperaturas é uma mais-valia para a confeção dos alimentos, especialmente carnes e vegetais. E as novidades da carta de outono/inverno do Saraiva’s passam por aí, nomeie-se o tenro lombelo de novilho braseado com cogumelos e esmagada de batata, em que o ligeiro sabor fumado da carne faz toda a diferença.

Da grelha saem também os legumes de outono grelhados, uma colorida composição sobre batata doce, cogumelos e outros ingredientes sazonais, ideal para vegetarianos. Já quem não resistir aos prazeres da carne pode (e deve) pedir o tártaro de novilho com maionese fumada no grelhador japonês.

Mais focada nos petiscos, a carta nova manteve, ainda assim, alguns clássicos como a sopa de cebola gratinada e o bife à Saraiva’s. O último ato é um convite ao pecado da gula, se se fintar as sobremesas habituais pedindo a trilogia de mini bolas-de-Berlim recheadas com doce de ovo, baunilha e chocolate.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend