A nova cafetaria de Oeiras junta mercearia biológica e cozinha saudável

A nova cafetaria de Oeiras junta mercearia biológica e cozinha saudável
A cafetaria e mercearia Comvida, em Oeiras. (Fotografia: Manuel Manso)
A Comvida acaba de abrir em Oeiras e une duas vertentes complementares debaixo do mesmo teto: uma cafetaria vegetariana com refeições e pequenos-almoços saudáveis e uma zona de mercearia com produtos biológicos de norte a sul.

A ideia de abrir um negócio próprio já andava nos planos de Fábio Gomes e Sofia Oliveira, um jovem casal que se conheceu durante o ensino superior, enquanto se formavam em Gestão de Empresas, mas algum descontentamento profissional em torno das suas áreas, o marketing e as finanças, aceleraram o processo.

A concretização fez-se agora com a Comvida, o novo dois em um de Oeiras, de onde são Fábio e Sofia, que junta cafetaria e mercearia numa cozinha saudável que aposta em produto local, nacional e sazonal e que se foca nos ingredientes biológicos. Para isso, andaram a viajar de norte a sul do país, à procura de produtores e fornecedores que alinhassem na dinâmica sustentável da Comvida, a poucos minutos a pé da estação de comboios.

“Tudo começou com a ideia da mercearia, mas faltava a parte mais criativa, e foi aí que entrou a cafetaria”, explica Fábrio Gomes. O espaço, onde funcionou em tempos um restaurante de cozinha portuguesa, muito escuro, é agora luminoso, não só pelas amplas janelas mas também pelas tonalidades claras de rosa e azul que dão cor às paredes. Na decoração, a sustentabilidade também foi tida em causa, reaproveitando-se materiais, como a estrutura que agora serve de ilha aos legumes e fruta.

O novo espaço de Oeiras, perto da estação de comboios. (Fotografias: Manuel Manso)

Ao pequeno-almoço, almoço e lanche, há propostas vegetarianas e saudáveis.

Além destes produtos, na zona de mercearia compra-se também a granel frutos secos e leguminosas, farinhas e café de filtro, estes dois últimos os únicos produtos não portugueses. Também há azeites de Castelo Branco, da Herdade do Escrivão, à venda (a 6,97 euros), cerveja artesanal da minhota Letra e uma seleção de vinhos naturais e biológicos, tanto da Região dos Vinhos Verdes como referências de Trás-os-Montes, Penalva do Castelo e Leiria (desde 10,90 euros).

Na esplanada ou no interior, provam-se propostas para pequeno-almoço, almoço e lanche, sem obedecer a horários rígidos, uma vez que a cozinha não fecha desde a abertura ao encerramento. A carta, que contou com consultoria da chef Virginia Kulaif, é reduzida mas diversa o suficiente, com panquecas com molho de alfarroba, fruta da época, granola e manteiga de amêndoa (6,5 euros); o porridge com manteiga de amendoim, puré de fruta e granola (5,50 euros); tostas doces e salgadas; sopas; hambúrgueres variados (10,50 euros), com bases ora de abóbora e quinoa, ora de cogumelos e aveia, por exemplo; e um prato do dia que muda sempre, caso das almôndegas de beringela com molho de beterraba e cenoura, puré de batata, zoodles de curgete e avelãs tostadas (8,5 euros).

Para finalizar, as sobremesas espreitam-se pela vitrine à entrada da cafetaria e mercearia, que também funciona em formato de takeaway e de entregas ao domicílio, neste último caso através da plataforma Scuver e, para já, apenas em Oeiras.

As sobremesas do dia estão expostas à entrada, na vitrine.

Fábio Gomes e Sofia Oliveira, os criadores do projeto.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend