A Melhor Sopa Seca de Valongo foi eleita este domingo

Este domingo é eleita a Melhor Sopa Seca de Valongo. (Fotografia: DR)
Este domingo decorreu em Valongo um concurso para eleger a melhor sopa seca do concelho. A iniciativa é promovida pela Confraria do Pão, da Regueifa e do Biscoito.

Hugo Tavares Ribeiro venceu a 4ª edição do concurso da Melhor Sopa Seca de Valongo, segundo os resultados divulgados pelo Facebook da Confraria do Pão, da Regueifa e do Biscoito. Gabriel Alves Martins, da padaria Divino Doce, garantiu o segundo lugar, e Maria das Dores dias ficou em terceiro, nesta edição que contou com a participação de 38 concorrentes.


Esta francesinha tornou-se um ícone de Valongo


São esperados cerca de 40 participantes no IV Concurso da Melhor Sopa Seca do Concelho de Valongo, que acontece este domingo à tarde, a partir das 15h30, no Auditório Dr. António Macedo.

A iniciativa é organizada pela Confraria do Pão, da Regueifa e do Biscoito, e tem como objetivo promover aquele doce regional feito a partir de sobras de pão, dispostas em fatias numa caçarola de barro e levadas ao forno.

Qualquer um pode participar com a sua versão de sopa seca. As inscrições são feitas nos Bombeiros Voluntários de Valongo, até sábado, dia 29 de fevereiro. No ato da inscrição, os participantes levantam a caçarola de barro para confecionar a sobremesa, que depois entregam no dia do concurso.

O evento arranca com a atuação do grupo “Os Pequenos cantores de Valongo” e durante o concerto, os cinco elementos do júri, membros da confraria, vão provar e selecionar as três melhores sopas, em prova cega, aberta ao público. A avaliação é feita com base em critérios como a apresentação, cor, sabor e textura.

A entrada para assistir ao concurso e provar as sopas secas no final tem o custo de 2 euros e a receita reverte a favor dos Bombeiros Voluntários de Valongo. Será ainda sorteado pelos participantes um cabaz com produtos regionais.

Artigo atualizado às 12h47, do dia 4 de março de 2020, com os vencedores da 4ª edição do concurso.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend