É aqui que se «come a melhor francesinha do Porto»

Na Rua do Carvalhido há um lugar onde, dizem muitos, se «come a melhor francesinha do Porto». Jorge Manuel Cardoso, que gere o Café Rio de Janeiro há mais de 20 anos, não tem dúvidas. O segredo «é fazer bem feito».

Ao Rio de Janeiro, no Carvalhido, vai gente da Maia, de Gaia e até de Santa Maria da Feira. De outras paragens também, e a razão está no molho. «Os clientes dizem que não se come molho igual a este», conta Jorge. «A gente come e sente-se bem.»

Curiosamente, foi a troca de impressões com os consumidores que levou à receita atual, com década e meia de existência. «Com a ajuda dos clientes é que fui modificando o molho até ao ponto em que está hoje», explica o responsável pelo espaço. «O meu molho, inicialmente, não era este. Fui eliminando umas coisas e pondo outras até acertar.»

O Café Rio de Janeiro – que existe desde 1983 e deve o nome a um casal que esteve no Brasil – serve francesinha com batata e ovo, só com ovo ou sem ovo. Há ainda uma versão vegetariana, que inclui cogumelos, alface, tomate e queijo. Tudo por um «preço económico», entre 6 e 7 euros.

Jorge Manuel Cardoso faz, contudo, questão de acrescentar que no seu estabelecimento também se comem «outras coisas igualmente boas». Exemplo disso é a posta de vitela, de uma «carne muito tenra, suculenta», acompanhada por batata a murro e um molho feito por si (20 euros). A fama estende-se aos pregos no pão (3,50 euros) e no prato (7,50 euros), com a sua «carne tenra e saborosa».

Há ainda o polvo à lagareiro, também com batata a murro e molho (25 euros), ou os chamados bifinhos à Rio de Janeiro, na grelha, com batata frita ou a murro (9,80 euros). Uma alegria, a fazer jus ao nome da casa.

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua do Carvalhido, 22, Porto (Carvalhido)
Telefone
228314038
Horário
Das 09h00 às 00h00. Encerra ao Domingo.
Custo
() Francesinha: 7 euros


GPS
Latitude : 41.1673383
Longitude : -8.625141399999961

Leia também:

12 francesinhas fantásticas para provar no Porto
Onde comer francesinhas: no Porto ou em Lisboa
As francesinhas para comer à mão estão em Matosinhos

Braga: 10 restaurantes a não perder na cidade minhota