A melhor chef do mundo vem a Portugal em 2018

A melhor chef do mundo vem a Portugal no próximo ano
Eleita a Melhor Chef Feminina do Mundo, em 2017, pela organização dos The World's 50 Best Restaurants, a eslovena Ana Roš é a primeiro convidada internacional confirmada para a próxima edição do Peixe em Lisboa, em abril de 2018. O evento já tem data confirmada.

O evento que celebra o peixe em Lisboa estará de regresso ao Pavilhão Carlos Lopes, no Parque Eduardo VII, de 5 a 15 de abril, por onde vão passar alguns dos nomes sonantes da cozinha nacional e internacional. Um deles será o de Ana Roš.

Filha de um médico e de uma jornalista, Ana nasceu no último dia do ano de 1972, na Eslovénia, numa cidade a este de Liubliana. E nada no seu percurso fazia prever que, anos mais tarde, seria considerada a Melhor Chef de 2017, na categoria feminina, pela reputada organização que nomeia os 50 Melhores Restaurantes do Mundo.

A chef cresceu orientada para uma carreira diplomática, até conhecer Valter Kramar, seu futuro marido. Valter introduziu-a à vida na região de Kobarid, próximo da fronteira com Itália, onde tinha um restaurante, o Hiša Franko (ler reportagem da Volta ao Mundo aqui). Sem qualquer formação na cozinha, Ana Roš revolucionou-o ao decidir aproveitar os recursos do rio e dos produtores locais e colocou a Eslovénia no mapa gastronómico, apesar de o país não estar abrangido pelo guia Michelin.

O marido é agora o seu sommelier e começou a curar o queijo Tolmin na adega. O trabalho de equipa chamou, em 2016, a atenção do Netflix, que dedicou um dos episódios da série Chef’s Table à história de Ana Roš e ao seu restaurante. Ainda não foi confirmada se a chef vai participar numa conferência ou showcooking no Peixe em Lisboa 2017, mas o certo é que quem segue a sua história vai poder acompanhá-la de perto nesta passagem por Lisboa, em 2018.

 

Leia também:

No jantar sensorial do Sana o desafio é comer num aquário
Há três resorts portugueses entre os melhores da Europa
Histórias de pais e filhos que fazem do vinho a sua vida