A chef Angélica Salvador partilha a receita do natalício peru recheado

(Fotografia: André Rolo/Global Imagens)
O peru recheado é um prato que reavive as memórias da brasileira Angélica Salvador, integra o menu de Natal do In Diferente, na Foz. Na sua Consoada celebrada no verão, tem recordações de doces especiais e saladas frescas.

Angélica Salvador recorda com carinho os Natais quentes que passou no Brasil até aos 21 anos, onde não faltava forró e muita alegria. “Sempre fomos uma família unida e, para nós, o Natal era mais um ‘convívio do brasileiro’. Às vezes, até disputávamos a casa onde ia ser. Fazíamos sempre numa casa só com a família toda”, partilha a chef natural do Paraná – no sul do Brasil, já a tocar a Argentina – a viver em Portugal há 16 anos.

À volta da mesa, na noite da Consoada, sentavam-se cerca de 20 pessoas, e no seu centro brilhava o peru recheado com farofa e frutos secos. No seu restaurante, In Diferente, na Foz (Porto), vai partilhar com os clientes parte dessa memória, na noite de 24, trocando a farofa por farinheira e salsa, mais ao gosto do paladar português. Na mesa, também havia chouriça grelhada, patê de atum, e saladas frias, não fosse verão no Brasil.

No Natal de Angélica havia maionese, uma “salada de batata”, muito semelhante à salada russa, com maçã, ovo e bastante maionese, e vinagrete – esta para acompanhar o churrasco do dia 25 – à base de picadinho de vegetais. Quanto às sobremesas, a chef não dispensava um arroz-doce “muito guloso”, com caramelo em vez de ovos, que fica “como se fosse doce de leite”, rabanadas de leite condensado e pudim de leite.

Desde que chegou a Portugal, à exceção de um ou outro Natal que celebrou com a família do chef Tiago Bonito, seu marido, a data foi sempre passada a trabalhar, em hotéis no Algarve ou na Grande Lisboa. Ainda passou pelo Cafeína, antes de se lançar a solo, em 2018, e abrir o In Diferente, onde faz brilhar o produto português, com alguns apontamentos de influência brasileira. Para Angélica, passar o Natal a cozinhar é, simplesmente, “um dia normal”, e acredita que juntar a família não pode ser apenas numa data, mas “sempre que for possível”.

MENU DE NATAL
Além do peru recheado, a ceia também se fará com bacalhau confitado, no restaurante e por takeaway. No dia 25, o IN Diferente vai funcionar apenas com takeaway, havendo cabrito e polvo.

(Fotografia: André Rolo/Global Imagens)

(Fotografia: André Rolo/Global Imagens)

(Fotografia: André Rolo/Global Imagens)

Peru com frutos secos, batata rosti e espargos verdes
(para 4 pessoas)

Ingredientes

500 gr de peito de peru inteiro
150 gr de farinheira
20 gr de caju
20 gr de uvas passas
sal q.b.
pimenta preta q.b.
450 gr de batata para cozer
400 gr de espargos verdes
1 folha de louro
2 cebolas
2 dentes de alho
1 alho-francês
1 cenoura
tomilho
alecrim
azeite
50 gr de bacon
salsa q.b.
fio norte para enrolar o peito de peru

Preparação

Começar por colocar as batatas a cozer em água, sal e louro. Abrir o peito do peru para rechear, e temperar com sal, pimenta, alho, alecrim e tomilho, para que a carne ganhe sabor, e deixar repousar durante duas horas. Rechear com a farinheira já envolvida com os cajus e as uvas passas. Colocar o recheio no centro do peito de peru e enrolá-lo apertando para ganhar a forma de um rolo de carne. Reservar para ganhar sabor. Em seguida, descascar as batatas já cozidas e passá-las por um ralador. Descascar os espargos e cozer. Reservar.
Picar a cebola, o alho e o bacon em cubos. Numa panela com azeite, refogar o bacon e, de seguida, adicionar a cebola e o alho, e por fim, a batata. Envolver tudo, retificar os temperos e adicionar a salsa picada. Enformar o puré num aro/recipiente redondo. Reservar.
Numa frigideira com azeite, corar o peito de peru de todos os lados. Aquecer o forno a 180 graus, colocar o peito de peru num tabuleiro com uma base de legumes cortados em pedaços (cebola, alho, alho-francês e cenoura), e deixar cozer durante cerca de 30 minutos. Quando estiver pronto, retirar do forno e cortar em medalhões com a grossura desejada.
Corar a batata, dos dois lados, numa frigideira com azeite. Empratar a batata, os espargos verdes e o peito de peru.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend