A chef algarvia que trabalhou na cozinha de Gordon Ramsay salta para a TV

A chef algarvia que trabalhou na cozinha de Gordon Ramsay salta para a TV
A chef Lúcia Ribeiro.
“Cozinhamos Contigo”, novo programa do canal Casa e Cozinha, junta o receituário nacional aos mercados de norte a sul, pelas mãos da chef Lúcia Ribeiro, que já passou pela cozinha de Gordon Ramsay e Paul Walsh.

Ao longo de 22 episódios, o novo programa “Cozinhamos Contigo” vai percorrer vários mercados de norte a sul em busca das receitas tradicionais da gastronomia portuguesa, do arroz de tamboril às bochechas de porco no forno, caldeirada de peixe e sericaia. A anfitriã de serviço é a algarvia Lúcia Ribeiro, a sous-chef do Pine Cliffs Resort que chega ao pequeno ecrã depois de passar pelas cozinhas Michelin de nomes como Gordon Ramsay e Paul Walsh. A estreia da primeira temporada deu-se a 9 de outubro, no canal Casa e Cozinha, disponível na NOS.

 

O que podemos esperar deste novo programa?
Vamos transcrever, com alegria e verdade, os nossos pratos portugueses para o ecrã. Andámos por vários mercados portugueses, de Alvalade a Olhão, Figueira da Foz, Aveiro, Loulé, entre outros, a perguntar às pessoas as suas receitas de eleição. Eu pego nestas e reproduzo-as, algumas com uns truques à mistura.

Tal como a nossa gastronomia, também estas receitas serão versáteis.
Sim, temos uma panóplia de receitas para todos os gostos e feitios, algumas vegetarianas. Raia alhada, feijoada, peixe frito, grelhados, há de tudo. Algumas não são exatamente tradicionais, mas são pratos que todos comem em casa. É um programa muito prático nesse sentido.

Os mercados estarão em foco. O que a fascina nestes locais?
Os cheiros, a visão das cores. Sou uma fã de mercados, perco horas lá dentro. Às vezes até entro sem destino. O próprio mercado é uma inspiração, os nossos sensores atraem-nos para algum tipo de comida. Todos nós nos cansamos de fazer a mesma coisa em casa. Ainda no outro dia fui ao Mercado de Quarteira e vi umas buzinas lindas, com as quais fiz uma feijoada. Levei-as para casa ainda com casca, encostei-as à orelha e ouve-se o mar. É lindo.

A chef algarvia Lúcia Ribeiro. (Fotografias: DR)

Estamos bem servidos de mercados em Portugal, em quantidade e qualidade?
Temos muitos e bons mercados em Portugal. Somos uns privilegiados, em relação ao resto da Europa, com esta costa enorme e muito peixe fresco. Cada vez mais adoro trabalhar com o nosso produto. Trazer Portugal à mesa é importante e faz falta.

Licenciou-se em Gestão Internacional e chegou a trabalhar na banca. O que a fez mudar para o mundo dos temperos?
A paixão pela cozinha já lá estava desde sempre. Desde cedo que já metia os pezinhos na cozinha. Quando tive o meu segundo filho, pensei: ‘O que é que eu gosto mesmo de fazer?’ E fui tirar o curso à Escola de Turismo de Faro.

Seguiu-se depois o curso na prestigiada Le Cordon Bleu, em Londres. A formação levou-a a passar por restaurantes Michelin como City Social (chef Paul Walsh), e o espaço homónimo de Gordon Ramsay. Como foram estas experiências?
Organização e higiene é tudo. A maneira como se trabalha, sempre organizada e limpa, é muito importante. Abre-se um frigorífico e é um sonho. Entramos no serviço e não há barulho, só se houve o chef a falar. É assustador mas é lindo (risos). No City Social, comecei na função mais básica mas comecei a tomar controlo das coisas. Eram 15, 16 horas diárias de muito trabalho. No Gordon Ramsay, quando quis voltar para Portugal, o chef-executivo Matt Abé perguntou-se se eu tinha a certeza que queria voltar. Ficou a porta aberta.

A Lúcia é sous-chef executiva do Pine Cliffs Resort, em Albufeira. Que prato não se pode perder num dos restaurantes do hotel?
A cataplana de peixe e marisco d’O Pescador. É fantástica.

“Cozinhamos Contigo” é o novo programa do canal Casa e Cozinha.

 

A primeira temporada de “Cozinhamos Contigo” estreou-se a 9 de outubro no canal Casa e Cozinha, na posição 95 da NOS. Todos os dias, às 08h30, 14h, 20h30 e 23h30. Sábado e domingo, às 07h30, 11h, 18h30 e 23h30.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend