A Bita of Cake saltou do digital para um lugar em Gaia

Bacalhau com natas em massa filo e empadas são alguns dos petiscos n'A Bita of Cake. (Fotografia: David Tiago/Global Imagens)
A pandemia fez realçar os dotes culinários da maquilhadora profissional Tabita Martinho, que acaba de abrir o seu primeiro espaço, motivada pelo grande apoio que recebeu durante os meses em que cozinhou para fora.

Se antes da pandemia Tabita Martinho vivia da harmonização de cores, enquanto maquilhadora profissional, hoje dedica-se a conjugar sabores N’A Bita of Cake, que acaba de saltar do digital para uma loja física, em Coimbrões.

“Bita”, como é conhecida, não sonhava em lançar-se num projeto desta dimensão, quando começou a fazer vídeos de culinária com os filhos para os entreter, após ter entrado em lay-off, em março do ano passado. Criou um canal no YouTube e com a preciosa ajuda da filha Íris e foi partilhando receitas que já faziam furor em casa. Ora de carne de vaca guisada, salmão com puré, arroz de pato, delícia de bolacha ou arroz de frango, uma especialidade “cedida” pela avó Mariazinha, de quem Tabita herdou o jeito para a cozinha, e com quem, em miúda, fazia rissóis.

Eventualmente, após as pessoas se terem cansado de fazer pão em casa, graceja Tabita, começaram-lhe a pedir pratos pré-cozinhados, para além do famoso bolo de chocolate, que já faz há muitos anos. E Tabita acedeu, recordando que “quando começamos a desconfinar, e porque vivo num rés-do-chão, fazia as entregas à varanda”.

Mas o grande salto deu-se após ter recebido boas críticas num grupo do Facebook, que conta com quase 70 mil membros. Motivada pelas palavras de apoio que foi recebendo, arriscou num espaço onde dá agora a provar as empadas que aprendeu a fazer durante o confinamento, mas não só. Há-as de sabores clássicos, como vitela ou camarão, e sugestões arrojadas, caso das empadas de francesinha, hot dog, alheira com chutney de cebola e ainda de maçã. Também disponíveis diariamente estão as “delícias residentes”, uma de carne e outra de peixe, por vezes retiradas dos vídeos do YouTube, para quem ali procura almoçar ou levar para casa, bem como os doces caseiros.

Aos apreciadores de chocolate sugere-se a Bita Desfeita, o seu famoso bolo com creme de coco à base de leite condensado e ganache de chocolate embalado em doses individuais, a tarte de caramelo e chocolate ou o cheesecake de Perna de Pau. Encontra-se ainda cheesecake de limão para fãs de sabores cítricos e os croissants d’O Melhor Croissant do Mundo, com diversos recheios. Para saborear dentro do espaço luminoso e na esplanada, que recebe até quatro mesas, na companhia de uma cerveja artesanal Deuses do Malte, vinhos de produtores locais, cocktails ou bebidas de cafetaria.

Bolo de chocolate
Foi o primeiro sucesso de Tabita e está disponível sob encomenda. Resultou da união do seu ingrediente preferido – leite condensado -, com o do namorado – chocolate -, aos quais juntou coco para fazer lembrar os Bounty que tanto gosta.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend