7 restaurantes com almoços de Natal no Porto, Gaia e Amarante

Sonhos, uma das sobremesas do almoço de Natal no hotel The Yeatman, em Vila Nova de Gaia. (Fotografia: DR)
Quem preferir não andar à volta dos tachos no dia de Natal, pode encontrar boas alternativas para o almoço nestes restaurantes, onde não faltarão os clássicos cabrito assado ou "farrapo velho".

BOA-BAO

(Fotografia: Boa-Bao/DR)

Em jeito de despedida do ano, o Boa-Bao juntou à já extensa carta, mais cinco opções, disponíveis até dia 3 de janeiro. São elas os tradicionais dim sum, provenientes da China, com recheio de vieiras, cebolinho, cogumelos shiitake, a salada de marisco yam woonsen talay, o nasi lemak com rendang de camarão, um arroz aromatizado cozido em leite de coco, e o geang phed ped yang, um caril vermelho de pato servido com arroz de jasmim. A quinta novidade é o thai iced tea panna cotta, inspirada no chá frio tailandês.

SOMOS RESTAURANT & LOUNGE

(Fotografia: Pedro Granadeiro/GI)

No espaçoso e confortável Somos Restaurant & Lounge, em plena Avenida da Boavista, o almoço de 25 reúne tudo o que não pode faltar numa mesa de Natal: “roupa velha”, cabrito assado no forno, peru recheado e trinchado na sala, bolo-rei, rabanadas, pudim Abade de Priscos, mexidos de Vila Real e uma tábua de queijos com referência nacionais e estrangeiras. Mas não é só, há mais de 30 entradas, um buffet de sobremesas, e bebidas incluídas no valor de 80 euros por pessoa. Crianças até aos 2 anos não pagam, e até aos 10 anos o valor fica-se pelos 30 euros.

THE YEATMAN

(Fotografia: The Yeatman/DR)

Sabores portugueses e asiáticos chegam às mesas, a partir das 13h, no almoço do dia 25. A refeição faz-se na sala de eventos do cinco estrelas, e todo o buffet foi preparado pelo chef estrelado Ricardo Costa. Destaca-se o galo capão, recheado e assado, cordeiro de leite assado, “roupa velha” de bacalhau, o robalo com molho à Bolhão Pato e alternativas de base vegetal como ramen e tikka masala de tofu. Completam o menu dois grandes buffets de entradas e sobremesas. O valor por pessoa, com uma seleção de vinhos incluída, é de 105 euros. Crianças até aos 4 anos não pagam, e dos 5 aos 12 anos, o menu fica por 52,50 euros.

ASTÓRIA

(Fotografia: Astória/DR)

É num ambiente elegante que se serve o almoço de Natal do Astória, na Avenida dos Aliados. Quem chega é recebido um welcome cocktail e um couvert que inclui camarão, mexilhão, rissóis, pataniscas e saladinha de bacalhau. Segue-se um prato de atum dos Açores e canja de galinha e, posteriormente, as estrelas da refeição: farrapo velho e peru recheado ou cabrito assado. A encerrar o almoço, rabanadas com vinho do porto, sonhos, leite-creme, aletria, mousse de chocolate, bolo-rei e fruta. O menu inclui ainda bebidas e fica por um total de 65 euros por pessoa.

BARÃO FLADGATE

(Fotografia: Barão Fladgate/DR)

O restaurante Barão Fladgate, nas caves Taylor’s, não apresenta um menu especial de Natal, mas quem quiser lá almoçar, ou jantar, no dia 25, pode contar com a nova carta de inverno. Os pratos principais dividem-se em opções de peixe – polvo, cantaril, robado e pintada -, e de carne – rib-eye, borrego e porco e leitão -, e de base vegetal, como a couve-flor grelhada com chimichurri e o ramen de legumes da horta com shimeji e seitan grelhado. Chegando-se às sobremesas, além da fruta e da seleção de queijos, surge o chocolate 62% com praliné de amendoim e avelã, o crumble de maçã e pera com erva-doce e o cheesecake de banana, noz pecan caramelizada.

FRIENDS KITCHEN

(Fotografia: Friends Kitchen/DR)

O restaurante Friends Kitchen, instalado no hotel Holiday Inn Porto Gaia, preparou um almoço de Natal inclusivo, onde à tradicional “roupa velha” e ao cabrito à transmontana, se junta uma proposta vegetariana de caril de lentilhas e legumes. O buffet de entrada é farto, reunindo saladas várias, queijos, enchidos, diversos tipos de pão, bruschettas, salgadinhos, conservas portuguesas e um creme de cogumelos e castanhas. Bolo-rei, rabanadas, pão-de-ló, sonhos, aletria, arroz doce, tarte de limão merengada e mousse de chocolate são algumas das sobremesas do buffet. O menu vale 65 euros, sem bebidas. Crianças até aos 2 anos não pagam, e dos 3 aos 12 beneficiam de um desconto de 50%.

LARGO DO PAÇO

(Fotografia: Largo do Paço/DR)

O chef Tiago Bonito preparou um almoço de Natal, baseando-se no conforto das tradições e memórias natalícias que guarda da infância, e o resultado dois pratos de carne – cabrito assado e naco de novilho -, e dois de peixe – “roupa velha” e pescada sauté gratinada. No departamento das entradas, os clientes podem contar contar com saladas, leitão assado, carpaccio de bacalhau, sapateira, camarão, ostras e pataniscas. O doce final é uma seleção de sobremesas da época, como bolo-rei, bolo-rainha, rabanadas, pão-de-ló, arroz doce, leite-creme, sonhos, azevias, toucinho do céu, fruta e queijos. As bebidas fazem parte deste menu, que fica por 75 euros por pessoa.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend