Quatro opções para celebrar o Dia do Pai com comida tradicional

Taberna Velhos Tempos (Fotografia: Cristiana Milhão/GI)
Vitela grelhada, cozido à portuguesa, pastéis de bacalhau e pezinhos de coentrada são algumas das sugestões para quem é adepto dos sabores portugueses.

Moinho Solar de Vento, Porto

(Fotografia: DR)

É uma referência para quem procura comida tradicional portuguesa na Invicta, desde 1905. À frente do restaurante está Pedro Bessa Monteiro, desde 2002, após muitas visitas como cliente. Lucília Monteiro, mais conhecida como D. Cila, ficou à frente da cozinha e hoje, sexta, como é habitual, vai preparar cozido à portuguesa. Haverá também arroz de polvo malandrinho e uma estreia, pataniscas de legumes com arroz de tomate. Para ajudar a celebrar a data, se a encomenda atingir 50 euros, é oferecida uma garrafa de vinho Solar Moinho de Vento (Anselmo Mendes). Rua Sá de Noronha, 81, Baixa. Tel.: 222051150. Web: facebook.com/solarmoinhodevento. Todos os dias, das 12h às 15h e das 18h30 às 21h30. Encerra domingo ao jantar. Preço médio: 20 euros.

Velhos Tempos, Braga

(Fotografia: Cristiana Milhão/Global Imagens)

De portas abertas há mais de 20 anos, o Velhos Tempos tem vindo a conquistar comensais pelo ambiente acolhedor e a comida tradicional, caseira e bem apurada, que serve. Agora, o afamado bacalhau com natas e o arroz de pato – dois dos pratos mais populares da casa – estão disponíveis em takeaway, e para entrega ao domicílio através da Uber Eats e da Glovo. A estes pratos de conforto juntam-se outros, como o polvo assado, o bacalhau à Braga e a posta de vitela grelhada, além de rissóis e pataniscas para abrir a refeição, e o pudim Abade de Priscos a rematar. Rua do Carmo, 7. Tel.: 253214368. Web: instagram.com/velhostempostaberna. De terça a sábado, das 19h às 22h30. Preço médio: 15 euros.

Pastus, Oeiras

(Fotografia: DR)

É um dos reforços da Grande Lisboa na cozinha sazonal e local, pelas mãos do chef Hugo Dias de Castro, que passou por casas como 100 Maneiras e Tavares Rico. Em takeaway e entrega, há clássicos como bacalhau à Brás, sandes de presa de porco ibérico, empada de perdiz em escabeche, o cremoso arroz de pato ou os pastéis de bacalhau, feitos com a receita da sua avó. Em alternativa, a Cabazada reúne numa caixa pão de fermentação lenta de fabrico próprio, presunto serrano, queijo, doce de pimentos e vinho. Avenida Marquês de Pombal, 5, Paço de Arcos. Tel.: 932711785. Web: opastus.pt. Das 12h às 15h e das 19h às 22h. Sábado, a partir das 11h. Domingo, só almoço. Encerra segunda. Preço médio: 25 euros.

Tombalobos, Portalegre

(Fotografia: Paulo Spranger/Global Imagens)

À frente desta morada obrigatória quando se fala em mesas alentejanas, José Júlio Vintém reinventou-se e tem agora para takeaway pratos para finalizar em casa, como cozido de grão, barriga de porco assado com migas de farinheira, lebre com feijão, borrego no forno, mão de vaca ou açorda de fraca. Já os seus Enfrascados chegam a todo o país, em frascos de petiscos como pezinhos de coentrada, chispe moreno, perdiz de escabeche ou salada de pato. Rua 19 de Junho, 2, Portalegre. Tel.: 245906111. Web: facebook.com/Tombalobos.Restaurante.Alentejano. Das 10h às 17h30, de segunda a sexta. Preço médio: 25 euros.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend