31 d’ Armada reabre com um novo requinte

O histórico 31 d’Armada está de novo aberto à Praça da Armada e à cidade, com uma cozinha portuguesa contemporânea, decoração de requinte e uma esplanada francesa coberta por buganvílias.

A beleza da fachada e das buganvílias já havia despertado a atenção da polaca Ewa Kubik quando entrou pela primeira vez no restaurante, que estava fechado e em mau estado. «Fui lá dentro e percebi que era um restaurante com grande potencial, com alma, carisma e história», conta, referindo-se à herança histórica e simbólica deixada pelo antigo 31 d’Armada. Determinada a dar-lhe nova vida, levou a cabo o restauro dos murais de azulejos do século XVIII que adornam as duas salas, decorou-as em estilo clássico e acrescentou apontamentos de Art Déco. O mesmo cuidado foi aplicado à esplanada com mobiliário que encomendou de França.

Quem ali se senta pode admirar o chafariz do século XIX no centro da Praça da Armada enquanto descobre a carta que assinala a estreia da cozinha portuguesa contemporânea com influências mediterrânicas naquele espaço. Ewa desenhou-a de forma «segura», com base em mais de 20 anos de experiência na restauração em Portugal, mas também deu margem criativa ao chef Nuno Feliciano, que a acompanha há 12 anos na cozinha, para reinterpretar alguns pratos.

O carpaccio de bacalhau com uvas, limão e tomate é um das criações e nada fica atrás do de novilho com agrião, laranja e lascas de queijo da ilha. Na verdade são várias as opções de entrada para petiscar com um copo de vinho e pão biológico da Gleba molhado em azeite. Quem preferir entregar-se em pleno tem bacalhau assado, linguini, dourada com amêndoa e risoto de lima ou polvo à lagareiro com abacate e espargos. Já nas carnes, a aposta foi nas maturadas: vitela branca da Holanda, rib-eye galego, lombo português e, para breve, um prego de picanha maturada e «pratos polacos num menu ao domingo». O bar com cocktails de autor promete também fazer história na praça, todos os dias, até às 02h00 da manhã.

 

Partilhar
Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Largo da Armada, 31 (Alcântara)
Telefone
936000244
Horário
Das 12h30 às 23h30. Bar, até às 02h00. Não encerra.
Custo
(€€) Preço médio: 30 euros


GPS
Latitude : 38.7053026
Longitude : -9.17030509999995

 

Leia também:

Hambúrgueres para comer numa praça de Lisboa
A maior festa da espuma vai acontecer em Portugal
Papi & Lobster: novos sabores italianos em Alcântara