As tábuas são rainhas neste novo lugar em Famalicão

É restaurante, petiscaria e bar, e nas três frentes prima pela qualidade dos produtos. No Tábuas Tortas há fumados, vinhos, conservas e muitos outros sabores tradicionais servidos na tábua, com atenção ao pormenor.

Abriu portas em dezembro, na movida da cidade, um espaço tranquilo e acolhedor, de aspeto rústico, tábuas fartas, bancos altos e grandes mesas, para amigos e famílias. Ideal para longas tardes ou serões ao sabor dos produtos típicos portugueses, envolto num ambiente que «veio» da Roménia.

Na cozinha está José Manuel Pereira. A ideia, essa foi pensada em família, já que o desejo de abrir um espaço dedicado à boa comida portuguesa foi herdado do pai. A família trabalha na área da construção civil e, durante uma obra na Roménia, visitaram um bar em Bucareste. Foi daí que retiraram inspiração para as mesas e bancos altos que agora compõem a sala principal do restaurante.

Já na ementa só há lugar para produtos portugueses, «da maior qualidade», diz José. «Só trabalhamos com produtos de denominação de origem protegida», esclarece. Presunto de porco preto e de porco bísaro, alheira de caça, carne barrosã e queijo Serra da Estrela são alguns dos petiscos que aqui se encontram.

Há ainda polvo à lagareiro, tornedó, costeletão, e claro, tábuas. A maior – que dá nome à casa – é composta por uma seleção de cinco queijos e cinco enchidos, acompanhados de uma chouriça assada de porco preto, alheira, uma garrafa de vinho da casa e duas sobremesas à escolha, por 50 euros. Ao todo, José tem à disposição uma variedade de 22 queijos e dezassete enchidos, que tem o cuidado de dispor nas tábuas ao gosto do cliente: «Pergunto sempre se gostam de queijos mais fortes ou mais macios, e construo a tábua a partir daí.»

Na grande parede de ardósia ao lado do bar, durante a semana está patente o menu executivo do dia. Por 9,50 euros, menu completo, pode-se almoçar, bife de boi à segunda, alheira de Vinhais à quarta, bacalhau à Brás à quinta e açorda de marisco à sexta.

No bar, há bebidas para todos os gostos, whisky, rum e gin incluídos, mas também cerveja artesanal à pressão e bons vinhos portugueses. Para finalizar a refeição, a carta de sobremesas não deixa nada a desejar. Todas caseiras, há mousses de chocolate, baunilha e manga, requeijão com doce de abóbora, e recomenda-se em particular o rolo de laranja – «receita da minha avó», confidencia José. O difícil é mesmo só comer um.

Cantinho da Harley
Uma outra paixão do pai de José deu origem a um espaço muito particular, o cantinho da Harley, onde está exposta uma mota da marca, para decoração e venda. O modelo muda a cada três meses.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

Famalicão tem nova pâtisserie com doces franceses
Uma praça de gerações em Vila Nova de Famalicão
Estes hambúrgueres são inspirados nos Reis de Portugal

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend