200 anos de história numa única fatia

Fotografia: André Rolo/Global Imagens
A Casa dos Lenteirões, junto à cidade romana de Tongóbriga, continua a produzir os doces do Freixo como há 200 anos. Esta é considerada a única doçaria marcoense com verdadeira tradição histórica.

A Casa dos Lenteirões, no Marco de Canaveses, está a comemorar 200 anos de vida. Desde 1819 que os doces do Freixo, considerados os únicos doces marcuenses com verdadeira tradição histórica, são confecionados nesta pastelaria familiar, cuja especialidade são as fatias do Freixo, uma espécie de pão de ló com cobertura de calda de açúcar, que o rei D. Luís não dispensava nos seus banquetes.

Mas a oferta inclui ainda cavacas, galhofas, pão de ló tradicional, pão de ló húmido, bolos de arroz, queques, bolos de chila e biscoitos de coco, de milho, de gema, mistos e amanteigados.

Os bolos são feitos no dia, de forma caseira, e por isso só estão disponíveis na Casa dos Lenteirões. Já os biscoitos, graças à sua validade mais prolongada, podem ser encontrados também em confeitarias no Porto, nas zonas da Boavista, Foz, Serralves e Constituição.

A história deste negócio familiar é tão antiga, que é difícil precisar a data do seu início. Mas sabe-se que os doces «surgem documentados ao tempo do reinado de D. João VI, concretamente por 1819, ano para o qual é apontada a construção da Casa dos Lenteirões», lê-se na monografia “Marco – Uma união cheia de história”, com coautoria do arqueólogo Luís Sousa e do historiador Cristiano Cardoso.

Fotografia: André Rolo/Global Imagens

Tudo terá começado com quatro ou cinco tias muito devotas de Maria Helena Vieira da Silva, que foram para um convento, conta Luís Mendes, neto de Maria Silva. Contudo, para ajudar a família pobre, acabaram por abandonar a vida monástica e instalar-se na zona do Freixo, onde terão aberto a Casa dos Lenteirões. Venderam doces em feiras e romarias, até passarem o negócio a Maria Silva, sobrinha, que lhe deu continuidade.

Hoje, nas mãos do filho Paulo Mendes, a única coisa que mudou foi a morada – hoje, os doces saem da casa ao lado da original. As receitas conventuais, nas mãos de apenas duas pessoas, continuam a conquistar quem as prova.

Fotografia: André Rolo/Global Imagens

Casa dos lenteirões – doces do freixo
Avenida Futebol Clube do Porto, 1635 (Freixo, Marco de Canaveses) Tel.: 255522180
Das 09h00 às 20h00; segunda a partir das 10h00. Não encerra.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend