14 dias para comer Capão à Freamunde

A Semana Gastronómica do Capão à Freamunde arranca este sábado. (Fotografia: Leonel de Castro/GI)
A 14ª edição da Semana Gastronómica do Capão à Freamunde arranca este sábado e até 13 de dezembro põe a especialidade em destaque à mesa dos restaurantes do concelho.

A conta é certa. São 14 os restaurantes que este ano aderem à Semana Gastronómica do Capão à Freamunde, que decorre ao longo de 14 dias, naquela que é a 14ª edição do evento.

Este ano, comemora-se ainda os 300 anos desde que a criação do capão foi instituída oficialmente por ordem do rei D. João V. E para celebrar o galo mais conhecido da cozinha portuguesa, o capão vai estar em destaque um pouco por todo o município de Paços de Ferreira, com epicentro na vila que dá nome à única ave nacional com certificação IGP – Indicação Geográfica Protegida -, Freamunde.

Tradicionalmente, este ícone gastronómico é confecionado no forno e acompanhado com batatas assadas e grelos, e é servido, por norma, à unidade, mediante encomenda prévia. Mas durante a semana gastronómica, à semelhança do que tem acontecido nas duas últimas edições, os restaurantes vão também servir capão à dose. Cada estabelecimento tem um dia específico em que serve a especialidade à dose e a agenda, assim como a lista completa de restaurantes, pode ser consultada na página do evento.

Nesta edição, a iniciativa conta com seis novos Embaixadores do Capão à Freamunde, entre eles os chefes Diogo Rocha – que arrecadou uma estrela Michelin na última edição dos prémios com o seu Mesa de Lemos, em Viseu -, Diogo Rocha, Tiago Santos, Madalena Dias, Rui Silvestre, Carlos Ramos (Cegos Por provas) e Arnaldo Lopes.

No dia 12 de dezembro é eleito o Melhor Capão Confecionado e a 13 acontece a tradicional Feira dos Capões, onde se juntam os criadores do galináceo para participarem no concurso do melhor capão vivo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend