12 petiscos imperdíveis para quem passa o verão em Lisboa

Fotografia: Sara Matos/Global Imagens
Mesmo quem fica na cidade durante o mês de agosto tem direito a sentir-se um bocadinho de férias nesta seleção de sítios onde petiscar. Entre novidades e clássicos, alguns deles renovados, há camarões, caracóis, empadas, tábuas e rissóis, para comer depois do trabalho, em esplanadas urbanas e restaurantes com vista para o mar.

CHOCO FRITO

Fotografia: Gonçalo Villaverde/Global Imagens

Nasceu na Costa de Caparica e foi junto à praia que cresceu e se deu a conhecer, durante dois verões. Agora, o Choco Frrito – o nome brinca com o sotaque setubalense – ganha o seu próprio espaço em Lisboa. O choco frito, esse, continua o mesmo: tenro por dentro e estaladiço por fora. A dose vem num cestinho, com limão e batata-frita, mas também se pode comer dentro de um wrap, com salada, ou em sanduíche. Mas não só: no restaurante de Francisco Poças, Nuno Mourão e Miguel Santos, com uma decoração a fazer lembrar um bar de praia, também há croquetes de choco frito ou o combinado Foguete, que junta duas tiras de choco a uma imperial fresquinha.

Choco Frrito
Rua da Penha de França, 116C, Lisboa (Penha de França)
Web: facebook.com/chocofrrito
Das 12h00 às 00h00. Sexta e sábado, até às 02h00. Sábado e domingo, a partir das 19h00. Encerra segunda.
Preço: dose de choco frito a 8 euros

 

CROQUETES DE NOVILHO COM MOSTARDA

Fotografia: DR

Chegam à mesa em dupla, e servem tanto para petiscar entre refeições ou como pontapé de arranque para uma. São cremosos no recheio e sequinhos por fora: estes croquetes de novilho com molho de mostarda são uma das novidades da República da Cerveja. O clássico do Parque das Nações já soma duas décadas mas continua a reinventar-se. Agora aposta mais nos petiscos e na tradição, e largou a influência alemã que fazia parte da carta antiga. Para além dos croquetes, há outras novidades como pica-pau do lombo, salada de polvo de vinagrete, pastéis de bacalhau com maionese de alho, gambas cozidas com molho cocktail e açorda de gambas com coentros e malagueta.

República da Cerveja
Jardim das Tágides, Lt. 2.26.01, Lisboa (Parque das Nações)
Tel.: 218922590
Web: republicada-cerveja.pt
Das 12h00 às 00h00. Não encerra.
Preço médio: 20 euros

 

TACO DE SALMÃO ORIENTAL

Fotografia: DR

É uma das entradas do restaurante que une influências das cozinhas japonesa e peruana, e pode saborear-se a qualquer hora, porque a cozinha não fecha, e na recém-inaugurada e sossegada esplanada do Nikkei, na zona ribeirinha de Belém. Os crocantes tacos de tortilha do chef Maurício Padrón são recheados com tartare de salmão e cebola roxa, num equilíbrio de sabores que se prova de uma só dentada. E já que petiscar é o verbo de ordem, vale a pena provar, também, as apimentadas gyozas ou as causaditas, que tem batata peruana como base e sob a qual se coloca ou salmão picante, polvo, caranguejo escabechado ou atum acevichado.

Nikkei
Doca do Bom Sucesso – Edifício Vela Latina, Lisboa (Belém)
Tel: 213017118
Web: facebook.com/nikkeilx
Das 12h30 às 23h. Sexta e sábado, até às 23h30. Não encerra.
Preço médio: 30 euros

 

FRIGIDEIRA DE CAMARÕES PICANTES

Fotografia: DR

Chega partido em dois, e acompanhado de um molho pesto cremoso e caseiro, que lhe dá a frescura necessária a este camarão-tigre apimentado e feito na frigideira. Esta é uma das novas propostas do Café Príncipe Real, que é liderado agora por José Miguel Pereira, até aqui sous-chef do restaurante situado no piso térreo do hotel Memmo Príncipe Real. Os seus pratos são mais leves, para rimar com dias soalheiros, e bebem influências de vários territórios. Casos da vichyssoise de ervilhas, com ovo de codorniz e lascas crocantes de presunto; ou das ostras asiáticas com molho ponzu, que misturam inspiração oriental e mar português.

Café Príncipe Real
Rua D.Pedro V, 56, Lisboa (Príncipe Real)
Tel.: 961844248
Web: memmohotels.com/principereal/pt/cafe-principe-real
Entre as 12h30 e as 15h00 e das 19h30 e as 23h00. Não encerra.
Preço médio: 25 a 35 euros

 

BOLA DE ALHEIRA COM OVO ESTRELADO E ESPINAFRES

Fotografia: Sara Matos/Global Imagens

As francesinhas são as incontestáveis rainhas deste novo restaurante, entre a Parede e São Pedro do Estoril – da tradicional à de picanha, camarão e vegetariana – mas os petiscos não foram esquecidos pelo chef Rúben Tiago, que agora se aventura a solo, depois de passar pelas cozinhas Michelin, como as do Belcanto e do Midori. Vale a pena provar a bola de alheira de Mirandela com ovo estrelado e uma cama de espinafres, mas também os ovos rotos e os pimentos padrón. Para experimentar no pequeno e tranquilo pátio, ou na sala interior, descontraída e decorada de forma criativa.

Páteo das Francesinhas
Largo João dos Santos 13 A, Cascais (Parede)
Tel.: 211510292
Das 12h30 às 15h00 e das 19h00 às 23h00. Encerra segunda e domingo ao jantar.
Preço médio: 15 euros

 

NOVO MENU DE LANCHE

Fotografia: DR

Entre as 16h00 e as 18h00, as tardes ganham outro sabor na Fortaleza do Guincho, o Michelin que é agora liderado pelo chef Gil Fernandes e onde se tem o mar e a praia como companhia garantida. Garantida é também a qualidade do que chega à mesa, na clássica sala de chá ou na esplanada. Do novo menu de lanche, de 22 euros, fazem parte croissant de amêndoa com creme, pastel de nata, éclair, tartelete de fruta, travesseiro de Sintra, um combinado de pequenas sanduíches e scones com doce e manteiga caseiros. Para brindar ao verão, uma flute de espumante e café, para além de capuccino ou chá.

Fortaleza do Guincho
Estrada do Guincho (Cascais)
GPS: 38.7286, -9.4757
Tel.: 214870491
Web: fortalezadoguincho.com
Lanche das 16h00 às 18h00, todos os dias.
Preço: menu de lanche a 22 euros

 

SALADA DE BETERRABA, MAÇÃ E AIPO

Fotografia: DR

Na tigela, mistura-se horta e pomar, numa resposta refrescante para a atual estação quente. A salada de beterraba, maçã e aipo é uma das novas propostas do Olivier Avenida, junto à Avenida da Liberdade, e pode e deve comer-se bem regada com limão e cebolinho. A proposta faz parte do novo menu de degustação do restaurante, aos jantares de sexta e sábado, e do qual fazem parte outros petiscos como ovos mimosa, carpaccio de polvo, pissaladière, salada verde com requeijão ou uma tagliatta de panado de lombo de novilho com linguini e molho de tomate.

Olivier Avenida
Rua Júlio César Machado, 7, Lisboa (Avenida)
Tel.: 213174105
Web: restaurantes-olivier.com
Das 12h30 às 15h00 e das 19h00 às 01h00. Encerra domingo.
Preço: menu de degustação de 40 euros

 

SALADA NIÇOISE COM TATAKI DE ATUM

Fotografia: DR

A clássica salada francesa, aqui com um toque diferente, juntando-se um tataki de atum, é uma das propostas mais frescas do Bago Du Vin, o novo bar do hotel Intercontinental Cascais-Estoril. Das bruschette ao preguinho de novilho, petiscar é imperativo neste elegante espaço, que tem uma esplanada e vista para o mar. Há cerca de uma centena de referências vínicas, muitos raros e de pequenos produtores, e dezenas de queijos e enchidos premium, nacionais e internacionais.

Bago Du Vin – Gourmet Bar & Terrace
Avenida Marginal, 8023, Cascais (Monte Estoril)
Tel.: 218291100
Web: estorilintercontinental.com
Das 12h00 às 00h00. Não encerra.
Preço: petiscos desde 9 euros; vinho a copo desde 7 euros.

 

FAISÃO DE ESCABECHE

Fotografia: DR

É uma das propostas com mais frescura da nova casa de petiscos de Belém, que recupera o receituário tradicional alentejano. Trata-se de um faisão de escabeche, que chega à mesa numa dose ideal para dividir por dois – e ir pedindo outros pequenos pratos. Casos dos ovos mexidos com túbaras ou da galinha acerejada, frita em alho e com toque a vinagre. A maioria das receitas são inspiradas na avó de Carlos Afonso, natural de Beja, que abriu este espaço com o primo Sérgio. Os vinhos de talha produzidos pela família também aqui estão.

O Frade
Calçada da Ajuda, 14, Lisboa (Belém)
Tel.: 939482939
Web: instagram.com/restauranteofrade
Das 12h00 às 22h30. Encerra segunda.
Preço médio: 20 euros

 

KATSU SANDO

Fotografia: Ana Viotti

Para a carta do novo espaço da cervejeira artesanal Musa, na Bica, a chef Leonor Godinho elaborou uma katsu sando (sandes de pluma de porco em pão brioche tostado com kimchi caseiro), sandes japonesa «habitualmente feita com uma parte menos nobre do porco». «Eu decidi usar a pluma porque achei que era uma peça com mais gordura e que ia conjugar bem com a pasta kimchi». E este é o pormenor «de autor» que faz toda a diferença. Também de origem nipónica, a pasta kimchi tem como base couve fermentada, e depois cada cozinheiro tempera-a como bem entende – Leonor usa gengibre, cebola, alho, molho de peixe e piripiri coreano, entre outros. O kimchi é barrado no pão brioche tostado (da Terrapão) e a pluma de porco (panada com panko e frita) segue no meio com uma alface-coração «em juliana para dar frescura e crocância». O resultado é uma sandes crocante e suculenta, ideal para comer na companhia de uma cerveja.

Musa da Bica
Calçada Salvador Correia de Sá, 2A, Lisboa (Bica)
Tel.: 213420201
Terça, quarta e quinta, das 16h00 às 00h00. Sexta, das 16h00 às 02h00. Sábado, das 13h00 às 02h00. Domingo, das 13h00 às 22h00.
Web: facebook.com/cervejamusa
Petisco: 8 euros

 

CORAÇÕES DE ALFACE COM VINAGRETE DE LEGUMES

Fotografia: Paulo Barata

Coração de alface cortado ao meio, ligeiramente grelhado com um fio de azeite e flor de sal, e regado com vinagrete feito com azeite, mel, vinagre, sal, pimenta (verde e vermelha), cebola roxa e coentros picados. É assim este petisco vegetariano criado pelo chef de cozinha David Coelho, do restaurante O Quintal, na Amadora. Quem o prova, sente a textura estaladiça da alface – escolhida por existir durante toda a época – e dá nota positiva, conta o chef. A ideia é que este petisco sirva também de acompanhamento de outros pratos.

O Quintal
Rua Bernardim Ribeiro, 5B, Amadora
Tel.: 214930380
Diariamente, das 12h30 às 15h00 e das 19h30 às 23h00.
Web: facebook.com/oquintalrest
Preço do petisco: 4,90 euros

 

LOMBO DE NOVILHO COM QUEIJO SERRA DA ESTRELA

Fotografia: DR

«Mostro um pouco das minhas raízes trazendo até Lisboa algo que representa a região das Beiras», explica o chef Pedro de Sousa sobre a origem deste petisco de lombo de novilho com queijo Serra da Estrela. A ligação entre ambos «era óbvia» e foi tão bem recebida pelos clientes do Sr. Lisboa que o prato se manteve na carta até hoje, com ligeiras afinações. A carne leva apenas sal, pimenta e vai à grelha. É servida numa cama de rúcula e por cima leva o queijo fundido, polvilhado de sementes de malte. A acompanhar, surge ainda um tachinho com cerveja preta, um sabor «mais amargo e seco» que na opinião do chef liga bem com o da carne.

Sr. Lisboa
Rua de São José, 136, Lisboa (Avenida da Liberdade)
Tel.: 213423512
Web: facebook.com/srlisboapt
Todos os dias, das 12h00 às 00h00.
Petisco: 18 euros




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend