10 petiscos que não pode perder no norte do país

Fotografia: Rui Oliveira/Global Imagens
Mesmo quem fica na cidade durante o mês de agosto tem direito a sentir-se um bocadinho de férias nesta seleção de sítios onde petiscar.

CARACÓIS

Fotografia: Ivan Del Val/Global Imagens

Piripiri em malagueta, alho e orégãos são os únicos elementos que Luís Pereira revela utilizar para temperar os caracóis que chegam às mesas de madeira desta adega “escondida”. O lugar abriu há pouco mais de um mês e encontra-se atravessando o interior da Confeitaria LuLu, em Vilar do Paraíso, Gaia. Os moluscos, servidos ligeiramente picantes, casam na perfeição com uma cerveja fresca – ali serve-se Estrela Gallicia -, e podem ser o ponto de partida para os petiscos ibéricos que se seguem, como os ovos rotos, batatas bravas, moelas, bifanas, tábuas de presunto e queijos. Para experimentar antes de a casa entrar de férias, de 19 a 30 de agosto.

Adega da Lulu
Rua do Jardim, 237, Vila Nova de Gaia
Web: Facebook: Adega da Lulu
Das 16h às 22h; sexta e sábado até às 22h. Encerra à segunda.
Preço: petiscos desde 2 euros; prato de caracóis, 3 euros

 

NUGGETS COM MOLHO BARBECUE

Fotografia: Pedro Granadeiro / Global Imagens

Os nuggets do Kind Kitchen, servidos com molho barbecue caseiro, são saborosos, condimentados, suaves por dentro e crocantes por fora, mas com uma “pequena” diferença da maioria. A proteína usada é tofu, e não frango. A substituição por alternativas vegetais não compromete o sabor dos oito petiscos da carta do Kind Kitchen, um restaurante de comida casual vegan, aberto na Rua do Bonjardim. Além dos nuggets, vale a pena pedir os nachos «loaded» e as bolinhas de falafel com molho de “iogurte”.

Kind Kitchen
Rua do Bonjardim, 302 Porto (Baixa)
Web: facebook.com/kindkitchenporto
Das 12h às 15h00 e das 19h às 22h30. Encerra ao domingo e à segunda.
Preço: petiscos desde 2 euros

 

RISSÓIS

Fotografia: Pedro Granadeiro/Global Imagens

Grandes, recheados com matérias-primas portuguesas e cozinhados no forno – assim são os rissóis da Oficina dos Rissóis, no Passeio de São Lázaro. O petisco, confecionado com farinha biológica e flor de sal de Castro Marim, pelo casal francês Louis e Alexandra Druesne, chega às mesas enriquecido com vitela de Cinfães DOP, cogumelos shiitake, camarão selvagem de Moçambique e pescada. Acompanham batatas fritas, um cremoso arroz de Aveiro ou salada biológica.

Oficina dos Rissóis
Passeio de São Lázaro, 5A, Porto (Bonfim)
Web: facebook.com/oficinadosrissois
Das 12h00 às 22h00. Encerra ao domingo.
Preço: rissóis a partir de 1 euro

 

COGUMELOS RECHEADOS

Fotografia: Leonel de Castro/Global Imagens

O Pátio do Ló é uma «casa de amigos», como lhe chama Luís Lemos, o proprietário, que recebe quem quer petiscar até de madrugada. O espaço fecha às 02h00 e até lá há uma carta preenchida com sugestões para picar como os palitos de brie panados, tábuas de queijos e enchidos, preguinhos do lombo com queijo da serra e posta de novilho. Destaca-se, contudo, o duo de cogumelos portobello recheados. Um leva queijo chévre, compota de abóbora e nozes, o outro é servido coberto com uma fatia de queijo cheddar, cebola e bacon fumado. Para experimentar, de preferência, na esplanada nas traseiras, onde as mesas de madeira estão dispostas à volta de uma oliveira.

Pátio do Ló
Rua Ló Ferreira, 83, Matosinhos
Web: facebook.com/Patio.do.Lo
Das 12h00 às 02h00. Encerra ao domingo e à segunda.
Preço médio: 15 euros

 

TÁBUA DE QUEIJOS E TERRINES

Fotografia: Igor Martins/Global Imagens

Escondido nas traseiras da concept store La Maison está um agradável pátio, onde se pode comer e beber à francesa. Ali são servidas tábuas com alguns dos produtos que se encontram na loja, todos de cunho francês, e em especial da região sul do país. Há tábuas de queijos, onde nunca falta o Comté e o Beaufort, sempre acompanhados por compota de figo, manteiga artesanal, fruta fresca e pão. Também se provam terrines, e para juntar o melhor dos dois mundos há que pedir A Francesa (a tábua que combina queijos e terrines). Para regar tudo sugere-se um copo de vinho, ou uma garrafa à escolha da garrafeira na cave, que guarda uma seleção de rótulos exclusivos da região de Languedoc-Roussillon, traçada entre a Provença e os Pirenéus.

La Maison
Alameda Basílio Teles, 7 Porto (Massarelos)
Web: Facebook – La Maison – l’Atelier Français
Das 14h00 às 22h00. Quinta a sábado das 16h00 às 00h00. Encerra ao domingo e à segunda.
Tábuas desde 10 euros

 

PREGUINHOS NO PÃO

Fotografia: Pedro Granadeiro/Global Imagens

Um dos maiores ícones das Antas em matéria de petiscos é o afamado prego no pão d’O Barril, que na verdade chega à mesa em dois pequenos pãezinhos bijou, fofos. Cada um deles é recheado com um bife do lombo, tenro e suculento, ainda rosado, e que se desfaz à primeira dentada. A sandes fica completa com uma fatia de fiambre e ainda batatas fritas a acompanhar. Nestes dias de verão, a esplanada voltada para a tranquila alameda é o lugar ideal para saborear o petisco, com uma cerveja bem fresquinha.

O Barril
Alameda Eça de Queirós, 40, Porto (Antas) Web: facebook.com/barril.antas
Das 12h00 às 02h00. Não encerra.
Prego no pão: 5 euros

 

EMPADAS ARGENTINAS

Fotografia: Igor Martins/Global Imagens

A montra do El Argento parece uma galeria, repleta de pequenas empadas à moda argentina, moldadas em diferentes formas, para cada um dos recheios. Há versões com carne de porco, frango picante, espinafres, caprese, e todos os dias junta-se ainda à seleção uma empada especial. Receitas caseiras do jovem chef Mauricio Ghiglione, que aconselha a emparelhar as especialidades com molhos, como o típico chimichurri, e a regar tudo com um copo de vinho, argentino pois claro.

El Argento
Rua das Taipas, 4, Porto (Miragaia)
Web: facebook.com/elargentoporto
Das 12h00 às 22h30. Domingo até às 19h00. Não encerra.
Empadas a partir de 2 euros

 

TÁBUA EM CANTO

Fotografia: Pedro Granadeiro/Global Imagens

Toda a carta do Em Canto, que acaba de abrir numa recatada ruela da Baixa, serve bem para picar e partilhar. O pica-pau especial, com molho de alho, os ovos rotos com batata doce, o delicioso hummus «carregado» – que é como quem diz cheio de coisas boas – e até as travessas mais robustas, como a de rosbife, especialidade da casa. Mas uma tarde de petiscada não ficaria completa sem a Tábua Em Canto, que junta uma seleção de queijos e enchidos, nacionais e internacionais, compotas, frutos secos, pão e tostas. Para acompanhar com os vinhos da Herdade do Sobroso, no Alentejo, quinta da família de uma das proprietárias.

Em Canto
Rua Afonso Martins Alho, 6, Porto (Baixa)
Web: facebook.com/EmCantorestaurant
Das 10h00 às 20h00. De quinta a sábado até às 22h00. Não encerra.
Tábua Em Canto: 25 euros

 

TÁBUA DE QUEIJOS

Fotografia: Rui Oliveira/Global Imagens

Além das tábuas pré-definidas, no Say Cheese também se pode compor uma tábua a gosto, de entre as mais de trinta referências. Gouda envelhecido, queijo azul inglês stilton, ou ainda queijo da Serra da Estrela e o de Azeitão, são algumas das opções. A acompanhar a seleção há sempre compota ou chutney, frutos secos, salada e pão. Vale ainda a pena passar os olhos pela carta de vinhos, pensada para harmonizar com os queijos, já que todas as terças-feiras, entre as 18h30 e as 19h30, o segundo copo é por conta da casa.

Say Cheese
Rua de Santo Ildefonso, 366 A, Porto (Poveiros)
Web: facebook.com/saycheeseporto
Das 16h00 às 00h00. Domingo até às 21h00. Encerra à segunda.
TábuaS a partir de 9 euros

 

COXINHAS DE FRANGO E GUACAMOLE COM TOTOPOS E PICO DE GALLO

Fotografia: Pedro Kirilos/Global Imagens

Coxinhas de frango e guacamole com totopos e Pico de Gallo. Estas opções resumem bem a proposta do Boteco Mexicano: picar comida de boteco brasileira e street food mexicana num ambiente de partilha e descontração. A carta, com assinatura do chef Luís Américo, é composta por vários outros petiscos do Brasil e do México, que vão juntos para as mesas, todas muito próximas, a reforçar o sentimento de familiaridade.

Boteco Mexicano
Campo dos Mártires da Pátria, 38/41, Porto (Cordoaria)
Tel.: 964249974
Web: botecomexicano.pt
Das 12h30 às 23h30 (sexta e sábado, até às 00h30).
Não encerra.
Petiscos desde 2,50 euros




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend