10 sítios pelo país que estão a recuperar pão artesanal

O pão tem vindo a ganhar vida para lá do mero «couvert». Conheça 10 restaurantes e padarias, de norte a sul do país, que estão a marcar a diferença pela forma como o fazem, apostando em matéria-prima e produto final de qualidade.

Nunca se falou tanto de pão e de tudo o que lhe diz respeito. O que não quer dizer que seja claro como água, pelo menos para a maioria de nós, entender o valor de recuperar preceitos antigos como as leveduras naturais ou as fermentações lentas. Cientes de que não é preciso aprender a fazer pão para lhe darmos o devido o valor, vamos ajudar a separar o trigo do joio e mostrar onde se pode encontrar o melhor que se está a fazer nesta matéria.

«Se o chef respeita o pão, então respeita tudo o resto.» A sentença é de Mário Rolando, um dos maiores especialistas de pão no nosso país, e não falta entre a nova geração de cozinheiros quem lhe dê toda a razão. Nos restaurantes, os nórdicos têm feito escola e foram os primeiros a colocar a mão na massa – o pão, quase sempre presente no couvert, ganhou maior protagonismo e passou a ser tratado, pesquisado e executado com o mesmo cuidado com que se preparam outras iguarias.

O resultado são pães saborosíssimos, quase sempre mais ácidos, muito mais saciantes e gastronómicos. Por cá, o assunto também rende. Basta percorrer a nossa fotogaleria com 10 dos restaurantes e padarias que estão a destacar-se e a fazer pão de qualidade.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

Leia também:

8 pátios acolhedores para comer na Grande Lisboa
Mez Cais: na mesma zona, mas com pratos novos
Quanjude: O verdadeiro pato à Pequim come-se em Lisboa




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend