Viagem pela costa odemirense

Vai um mergulho nas praias de Odemira? Com um areal extenso, encaixadas entre as falésias marinhas, as praias eleitas do nosso país são o refúgio perfeito para desfrutar em segurança de momentos de lazer e contactar com a natureza no seu estado mais puro.

Com um pé na estrada e outro na areia, partimos em busca das praias nacionais com um verão longo e muitas horas de sol durante o ano inteiro. Procuramos um areal branco e fino, cuja maresia é embriagante e a paisagem tranquilizante. Um destino de confiança para estender a toalha, esticar as pernas e bronzear à beira mar. Um verdadeiro refúgio para desfrutar de momentos de plena descontração e contacto com a natureza no seu estado mais puro.

A viagem arranca ao longo de 55 quilómetros de costa e, encaixadas entre as falésias marinhas, lá estão as melhores praias de Portugal distinguidas pela sua qualidade e reconhecimento. Situam-se no concelho de Odemira, no Sudoeste Alentejano. Esta faixa litoral está tão bem preservada, totalmente integrada no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, que é uma lufada de ar fresco das águas agitadas e areais repletos de gente.

Aqui, há praias para todos os gostos: umas mais acessíveis (equipadas para pessoas com mobilidade condicionada), galardoadas com a Bandeira Azul, outras naturistas e algumas urbanas ou selvagens. A primeira paragem, a praia do Malhão, fica localizada a uma mão de quilómetros a norte de Vila Nova da Milfontes e tem uma ondulação das águas que incentiva à prática de desportos aquáticos. Apanhamos umas ondas? A zona mais a norte é uma praia oficialmente naturista.

O itinerário com mais de duas horas prossegue até à praia da Franquia, uma das principais praias de Vila Nova de Milfontes e aquela que está mais próxima do meio urbano, junto à Avenida Marginal. É a verdadeira praia de rio, situada ao lado da foz do Mira na margem norte, ideal para a prática de canoagem e stand up paddle. Mesmo ao lado, a praia do Farol também é conhecida pela fraca ondulação e acesso fácil, cativando as famílias com crianças e os amantes de desportos mais calmos. Na maré baixa, o areal descoberto convida a longos passeios.

Prepare a máquina fotográfica porque, num piscar de olhos, estaremos na praia das Furnas. Eleita a Melhor Praia de Rio nas 7 Maravilhas Praias de Portugal 2012, localiza-se na margem sul do Mira, tendo como cenário de fundo as praias da Franquia e do Farol. Que vista arrepiante! A partir de Vila Nova de Milfontes pode chegar pela ponte ou através de uma embarcação que, durante os meses de verão, assegura a ligação entre as duas margens.

Aproveite e leve o seu companheiro de quatro patas a banhos na zona rio das Furnas. É lá que encontra uma área pet-friendly com as condições necessárias para a permanência e circulação de animais nesta época balnear. Perdeu-se no caminho? Todos os itinerários estão disponíveis, à distância de um clique, na app “Descubra Portugal” que define o percurso, mostra as distâncias entre lugares e apresenta mapas dedicados a rotas e percursos do concelho de Odemira. Guarde esta dica no bolso e prossiga à descoberta.


Rumo a sul, não podemos esquecer a belíssima praia do Almograve a cerca de 500 metros da localidade que lhe deu nome. O areal pouco profundo — mas extenso — e as piscinas naturais que se formam durante a maré baixa tornam esta praia num destino predileto para banhos de sol. Já se sente uma brisa. A maré está a encher e não tarda vai apresentar alguma rebentação, perfeita para o surf e bodyboard.

Outra das praias mais procuradas da região é a praia da Zambujeira do Mar, reconhecida com o título de Melhor Praia Urbana nas 7 Maravilhas Praias de Portugal em 2012. Um clássico intemporal, ladeado por pequenos areais, que parece saído de um filme. Em menos de dez minutos de carro, chegará à praia dos Alteirinhos. Localizada a sul, e também com uma zona dedicada ao naturismo, a praia é conhecida pela sua tranquilidade para ler um bom livro. Protegida pela alta falésia, o acesso faz-se através de uma escadaria em direção ao paraíso.

Mas o roteiro pelas eleitas praias atlânticas só termina na praia do Carvalhal. Um autêntico quadro natural, caracterizado por um vale profundo, ladeado por altas arribas e recortado por um riacho que atravessa a praia até ao mar. Este areal convida a momentos de descanso e é a melhor alternativa às concorridas praias mais a norte. O acesso faz-se a partir da localidade do Brejão ou por estrada de terra batida a partir da Zambujeira do Mar. Respire fundo e relaxe.

Antes de regressar a casa, a praia fluvial de Santa Clara é um ponto de paragem obrigatório. Até pode parecer fora de mão mas vai valer a pena. A Albufeira de Santa Clara é um magnífico espelho de água e uma das maiores albufeiras da Europa. Oferece uma zona balnear, com uma plataforma flutuante e zona de lazer. Ao fim da tarde, faça um passeio de barco. Seja para pescar o famoso achigã (espécie abundante nestas águas) mesmo a tempo do jantar ou para contemplar a magnífica paisagem sob a promessa de sempre voltar.

desenhados para inspirar e criar uma maior proximidade entre os leitores e as marcas.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend