Vamos ver os aviões?

Créditos: Museu do Ar
Soa ao longe o som de um motor. Ainda não o vemos, mas eles já exploram o céu com olhinhos ansiosos e levantam o bracinho, entoando "ião, ião!".

Talvez porque cruzam os céus como pássaros, por deixarem um rasto de ruído e emoção sempre que passam: não sabemos porquê, mas os aviões parecem ter um poder magnético nas crianças.

Assim, depois de soltar papagaios no Guincho, o
Volkswagen Tiguan Allspace, ideal para levar toda a família a passear (tem 7 lugares), só nos podia levar a ver os aviões no Museu do Ar, em Sintra, para alegria não só dos mais pequenos, como dos mais crescidos. Afinal, miúdos e graúdos adoram máquinas de sonho, sejam o Tiguan ou aviões a jato.

Visitar o Museu do Ar é como embarcar numa viagem no tempo: o hangar principal data de finais dos anos quarenta do século XX, e parece conservado desde então. Este espaço, que pertenceu à Base Aérea N.º1, é hoje a área maior do museu, onde encontramos um importante e diverso número de peças relacionadas com a História da aviação nacional, militar e civil. Por ordem cronológica e numa área de 3000 m2, estão expostas 42 aeronaves complementadas por um painel fotográfico que documenta os primeiros 100 anos da avião em Portugal.

Já os hangares históricos do Museu do Ar remontam a 1920, data em que a Escola de Aeronáutica Militar foi transferida de Vila Nova da Rainha para a Granja do Marquês. No primeiro hangar, descobrimos o auditório multimédia, bem como meios aéreos civis. O segundo hangar é dedicado à Guerra Colonial Portuguesa, onde estão expostos os meios aéreos usados nos três teatros do conflito. Por fim, no terceiro hangar encontramos dois aviões usados para a formação de pilotos e o Falcon 20, utilizado no transporte VIP.

Miúdos e graúdos vão adorar a Sala dos Pioneiros, que nos leva ao início da Aviação em Portugal. Num mapa, estão representadas as principais viagens aéreas dos portugueses pelo mundo. Mostram-se documentos pessoais, troféus e instrumentos de navegação usados na época, de pilotos como Sacadura Cabral, Gago Coutinho, Sarmento de Beire, entre outros (que apostamos que não iam recusar trocar esses instrumentos pelo sistema de navegação Discover Pro do nosso Tiguan Allspace!). Entre os casacos e capacetes dos mais emblemáticos pilotos portugueses, os mais pequenos (e os mais crescidos) dão largas à imaginação e vêm-se já aos comandos de um avião…

Entretanto, o Volkswagen Tiguan Allspace, o automóvel que, já não restam dúvidas, torna os momentos mais simples em grande diversão, está ansioso por nos levar à nossa próxima aventura: mas ainda há tempo para conhecer as réplicas à escala 1:1 do museu, de aviões importantes e significativos para a História da Aviação nacional e internacional, como a Demoiselle XX, construído e pilotado por Santos Dumont em Paris no ano de 1907, Blériot XI, um dos primeiros aviões a voar em Portugal em 1910, pelo piloto francês Mamet, ou o Maurice Farman MF-4, o primeiro avião a efetuar um voo sobre a cidade do Porto em 1912 e um dos primeiros usados na Escola Militar de Aeronáutica em Vila Nova da Rainha, em 1916.

Chegou o momento de voarmos para outras paragens (agora, a bordo do “quase tão veloz como um avião” Tiguan Allspace) e desbravar o “pantanal” português, em terras ribatejanas. As areias da Azambuja não são problema para o Tiguan, que está entusiasmado por provar isso mesmo a toda a família!

desenhados para inspirar e criar uma maior proximidade entre os leitores e as marcas.




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