Uma viagem aos limites do sabor

Costuma-se dizer que não se deve julgar um livro pela capa. No entanto, é precisamente isso que fazemos com um famoso prato da gastronomia portuguesa.

Composto por um peixe pouco agradável à vista, há quem diga que não gosta, sem nunca ter provado. Fica a perder quem não se atreve a experimentar – afinal, este peixe é mais bonito no prato. Falamos da lampreia, talvez a única iguaria portuguesa que não reúne consensos. Ama-se ou odeia-se, não há meio termo. Quem gosta, diz que é das mais deliciosas receitas de peixe do nosso país. Nada como aproveitar a época da lampreia, que está mesmo aí, para descobrirmos por nós mesmos.

A melhor altura para comer lampreia começou agora e segue até abril, altura em que este peixe regressa ao rio Tejo, já em fase adulta, e acaba nas malhas dos pescadores portugueses. É nos distritos limítrofes do Alto Alentejo com a Beira Baixa, onde a sua pesca é mais intensa, que se preparam os mais saborosos pratos com este peixe. Com belíssimas paisagens e castelos, vale a pena viajar até às regiões de Belver e Ródão e provar a lampreia. A CP sugere deixar o carro em casa, convidar os amigos e seguir de comboio na Rota da Lampreia.

Com belíssimas paisagens e castelos, vale a pena viajar até às regiões de Belver e Ródão e provar a lampreia.

Este programa de um dia inclui viagem de ida e volta em serviço Intercidades ou Regional, almoço no restaurante escolhido pelo cliente e realização de atividades. No restaurante “Almourol”, em Tancos, oferece-se uma refeição completa de prato de lampreia, que inclui passeio de barco no Tejo, visita ao Castelo de Almourol e tarde com jogos tradicionais. Já no restaurante “A Lena”, na Barragem de Belver, o menu consiste em lampreia à discrição, dose ou meia dose; no restaurante “Vale Mourão”, em Ródão, serve-se lampreia à moda do Rei Wamba. A refeição no “Vale Mourão”, inclui visita guiada ao Museu Lagar de Varas e passeio de barco no Tejo e visita ao Monumento Natural das Portas de Ródão.

A partir de 10 pessoas, a CP – Comboios de Portugal oferece um desconto de 40% num bilhete para adulto, no comboio Intercidades ou Regional da Linha da Beira Baixa. As crianças, dos 4 aos 12 anos, usufruem de um desconto de 10%, assim como os seniores. De fevereiro a abril, nas partidas de Lisboa-Santa Apolónia e Covilhã para as estações próximas dos restaurantes, em serviço Intercidades ou Regional.

À descoberta de novos sabores e destinos, a Rota da Lampreia é um evento único no nosso país, que nos leva aos limites dos paladares portugueses. Uma viagem de cinco sentidos para desfrutar com a família e os amigos, na tranquilidade de um passeio de comboio.
CP. Sempre em movimento.

desenhados para inspirar e criar uma maior proximidade entre os leitores e as marcas.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend