Se existe a oportunidade de visitar Roma, a época do ano ou o clima devem ser questões irrelevantes. O que importa mesmo é ir e aproveitar ao máximo a encantadora Cidade Eterna. É inegável que a maioria tende a escolher épocas do ano mais amenas. Contudo, considere as vantagens que o inverno proporciona.
Preparação para o inverno
A primeira etapa de qualquer viagem são os preparativos, sendo que cada pessoa tem a sua forma de o fazer. Há quem prefira deixar as coisas ao acaso e ir sem planeamento algum, assim como há quem goste de programar tudo ao milímetro, mas talvez o segredo esteja no equilíbrio. Planeie algumas das atividades, usando sites como o www.hellotickets.pt, mas deixe espaço para a descoberta.
Uma vez que a viagem irá decorrer durante o inverno, existe ainda uma necessidade de precaução em função do frio. Antes de mais, deverá confirmar quais as previsões de clima para os dias da estadia. Geralmente, a capital italiana tem invernos amenos, porém, as temperaturas médias variam entre os 3°C e os 13°C. A queda de neve é rara, mas a chuva e o nevoeiro são possibilidades fortes. O mais importante é preparar a mala de acordo com o previsto, com impermeáveis e roupa quente que possa usar em camadas.
Atrações turísticas e culturais
Terminados os preparativos, chegou a hora de aproveitar a visita à cidade que, em tempos, foi o centro do grande Império Romano. Ao viajar no inverno terá sempre a vantagem de se cruzar com menos turistas. Desfrute das vistas ao Coliseu, por fora e por dentro, e não deixe de passar pelo Vaticano. Mesmo que a religião não seja do seu interesse, por lá encontram-se algumas das mais emblemáticas obras de arte da história, pelo que visitas à Basílica de São Pedro e aos Museus Vaticanos são obrigatórias. Além destes pontos turísticos, não pode também deixar de visitar a icónica Fonte de Trevi.
Ir a Roma durante a época invernal pode ser maravilhoso, especialmente devido à ausência das grandes massas de turistas que fazem gerar filas extensas nos principais locais de visita.
Experiências únicas
Visitar Roma no inverno adiciona também as vantagens de poder ter à disposição eventos sazonais e festivais que poderá aproveitar. Se a sua estadia decorrer durante a época do Natal, vai poder visitar os mercados de Natal, como o da Piazza Navona e se a viagem coincidir com os festejos do Ano Novo, poderá aproveitar as celebrações na Piazza del Popolo ou no Circus Maximus. Além das celebrações sazonais, é possível ainda tirar partido da rica vida cultural de Roma e ir à ópera, ao teatro ou a concertos.
Gastronomia invernal
A juntar a isto está a culinária, parte importante da cultura de qualquer local, e nada melhor para usufruir da cultura da cidade do que experimentar o que de melhor a gastronomia romana tem para oferecer. Sendo inverno, alguns pratos talvez se adequem melhor com as temperaturas e a ambiência da época, pelo que experimente os carciofi alla romana (alcachofras preparadas de forma simples), ou a clássica pasta alla gricia (uma mistura de guanciale, queijo pecorino e pimenta). E para beber e se aquecer um pouco mais, nada melhor que uma cioccolata calda (um chocolate quente italiano) num café tradicional da cidade.
é a marca de conteúdos produzidos por
desenhados para inspirar e criar uma maior proximidade entre os leitores e as marcas.