Quinta de Tamariz, a fazer vinho há 500 anos

A Quinta de Tamariz é uma é uma propriedade emblemática do Vale do Cávado, com 16 hectares de vinha, onde domina a casta loureiro. (Fotografia: Miguel Pereira/GI)
A vinha sempre fez parte da história desta propriedade secular, que hoje produz vinhos de mesa, espumantes e aguardentes vínicas de excelência. Na quinta, fazem-se passeios pelas vinhas e jardins, visitas à adega e provas à medida.

Os primeiros registos da Quinta de Tamariz, na fronteira de Barcelos com Vila Nova de Famalicão, datam de 1548, e já nessa altura ali existia vinha e vinho, garante António Vinagre, que herdou o legado do avô, o banqueiro António Borges, do extinto Banco Borges & Irmão. A marca Quinta do Tamariz foi criada em 1946, quatro anos depois de a propriedade ir parar às mãos da família Borges.

Na década de 1980, António e a mulher Francisca reestruturaram a vinha, na altura ainda em ramada, e aumentaram a área de vinhedo para os quase 16 hectares de hoje, dominados pela casta Loureiro. É uma das mais emblemáticas do vale do Cávado, ali engarrafada em varietal desde 1986. António está até a preparar uma prova vertical dos 35 anos de Loureiro Quinta do Tamariz, uma antiguidade rara na região.

A política da casa sempre foi privilegiar a qualidade em detrimento da quantidade, daí que apenas parte das uvas da quinta sejam utilizadas para vinificação. O restante é vendido. “A Quinta de Tamariz dá-me 200 pipas de vinho, já é muito pano para mangas, não preciso de mais”, diz António.

A família chegou a ter uma quinta no Douro e a uma propriedade vizinha em Barcelos, mas a Quinta de Tamariz sempre foi a sua predileta, confessa, e é hoje a única que ainda detém, onde vive e recebe quem queira conhecer a sua história e os seus vinhos.

Quinta de Tamariz (Fotografia: Miguel Pereira/GI)

 

A Quinta de Tamariz estende-se por 30 hectares, que, além de vinhas, incluem também uma grande mancha de floresta e jardins pincelados de cor por camélias e roseiras. Quem ali chega, mesmo sem marcação, é levado numa visita guiada que começa com um passeio nas vinhas, seguido de uma visita à nova adega, e termina com a prova de vinhos, numa sala decorada com figurado de Barcelos.

A prova é feita de acordo com o interesse do visitante e pode incluir os vinhos da mesa que ali nascem das castas Alvarinho, Arinto, Loureiro, Touriga Nacional e Vinhão, e ainda os espumantes e aguardentes vínicas, envelhecidas em casco de carvalho – o produtor lançou recentemente a aguardente vínica mais velha da região dos Vinhos Verdes, com 40 anos. No final, basta passar pela loja e levar para casa a referência preferida, e planear o regresso para um almoço ou jantar a olhar as vinhas.

Produção anual: 40 mil garrafas
Vinhos: Quinta do Tamariz Grande Escolha 2019; Quinta do Tamariz Loureiro Superior 2020; Quinta do Tamariz Loureiro Escolha 2019; Quinta do Tamariz Alvarinho Reserva 2019; Quinta do Tamariz Aguardente Vínica 40 Anos

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

desenhados para inspirar e criar uma maior proximidade entre os leitores e as marcas.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend